Nelson Marchezan Júnior (PSDB) é eleito prefeito de Porto Alegre

Flávio Ilha

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

O deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) foi eleito neste domingo (30) o novo prefeito de Porto Alegre (RS). Primeiro colocado no primeiro turno contrariando as pesquisas, o parlamentar bateu o atual vice-prefeito da capital, Sebastião Melo (PMDB), numa disputa marcada pela violência. É a primeira vez que o PSDB assume a prefeitura da capital.

"A frase que eu mais ouvi na campanha foi: 'Está difícil de acreditar na política e nos políticos, mas a gente acha que em vocês vale a pena. Não nos decepcione'. Para essas pessoas, eu digo que não vou decepcionar os eleitores de Porto Alegre", afirmou Marchezan, em entrevista coletiva após o anúncio da vitória. 

"A política não começa nem termina na eleição. Desejo a ele sucesso na gestão, porque a cidade de Porto Alegre está acima da disputa eleitoral", disse o candidato derrotado, Sebastião Melo, em pronunciamento em seu comitê de campanha.

Com 100% das urnas apuradas, Marchezan obteve 60,5% dos votos, contra 39,5% de Melo. 

Pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (28) apontava a vitória de Marchezan com 56% contra 36% de Melo. No mesmo dia, no debate da RBS TV, o candidato do PMDB partiu para a ofensiva e acusou o tucano de mentir.

Como Marchezan levou o PSDB ao comando de Porto Alegre pela 1ª vez

Filho de ex-deputado

Natural de Porto Alegre, Marchezan, 44, foi diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banco do Estado do Rio Grande do Sul na gestão de Yeda Crusius (2007-2010). É filho do ex-deputado Nelson Marchezan (Arena, PDS e PSDB).

Foi eleito deputado federal em 2002, mas a Justiça Eleitoral impediu sua diplomação por irregularidades na filiação partidária. Foi deputado estadual pelo PSDB (2007-2011) e se elegeu deputado federal em 2010.

Violência na campanha

Marchezan venceu uma disputa marcada pela agressividade dos dois candidatos no segundo turno. O tucano conseguiu reunir 11 partidos em sua base de apoio, incluindo siglas fortes como PTB, e disparou nas pesquisas de intenção de voto. Melo, por sua vez, tentou aglutinar os votos de militantes de esquerda --PT e PSOL se mantiveram oficialmente neutros no segundo turno – mas o esforço não foi suficiente para reverter a desvantagem.

No dia 15 de outubro, uma denúncia à Justiça eleitoral feita pela coligação de Marchezan resultou na averiguação de um suposto comitê ilegal da campanha de Melo, que acusou o adversário de ter invadido o local junto com os fiscais do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Dois dias depois, durante a madrugada, o comitê central da campanha de Marchezan teria sido alvo de dois ataques a tiros. Na tarde do mesmo dia, o coordenador geral da campanha de Melo, Plínio Zalewski, foi encontrado morto no banheiro de um dos comitês de campanha do PMDB. A polícia ainda investiga se os episódios têm relação.

No entanto, laudo da Polícia Federal divulgado nesta quinta-feira (27) pela campanha tucana afirma que não houve tiros e que as vidraças quebradas do comitê foram vítimas de uma "forte ventania"

A cidade

Porto Alegre tem 1,48 milhão de habitantes segundo o censo estimativo do IBGE em 2016 e um PIB de R$ 57,4 bilhões (dados de 2013). A cidade tem uma taxa de mortalidade infantil de 10 por mil nascidos vivos e taxa de analfabetismo de 2,18% (3ª menor entre as capitais brasileiras).

Segundo o Mapa da Violência 2016, Porto Alegre teve em 2014 uma taxa de 41,2 homicídios por 100 mil habitantes – a décima capital mais violenta do país. 

Marchezan só vai ter governabilidade se fizer alianças com adversário

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos