"Onda azul" em MG: aliados de Aécio venceram em quase metade das cidades

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Cristiane Matos/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Aécio Neves vota em colégio de Belo Horizonte no segundo turno das eleições municipais

    Aécio Neves vota em colégio de Belo Horizonte no segundo turno das eleições municipais

O seu candidato perdeu na principal cidade do Estado, a capital Belo Horizonte, mas aliados ou simpatizantes do senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional da legenda, venceram em quase metade dos 853 municípios de Minas Gerais nessas eleições. Computadas as sete legendas que compõem o campo político do senador no Estado – além do PSDB, o DEM, PP, PPS, PSD, PDT e PTB – a chamada base" aecista" vai administrar 405 prefeituras mineiras a partir de janeiro.

Na avaliação do presidente estadual do partido, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), embora haja dissidentes nestas legendas, como no PSD - rachado entre o apoio a Aécio e ao governador Fernando Pimentel (PT) -, essas legendas apoiam o senador no Estado. O PSDB venceu as eleições em 133 municípios. Em outras 106 cidades, a legenda elegeu o vice-prefeito, o que totaliza 239 municípios.

"O partido saiu vitorioso em 389 coligações majoritárias das quais fez parte em municípios de todas as regiões do Estado", afirma Sávio. Segundo o deputado, o PSDB elegeu ainda 901 vereadores nos 853 municípios.

Embora tenha perdido a eleição em Belo Horizonte, com a derrota do candidato João Leite (PSDB - após oito anos de administração de Márcio Lacerda (PSB) - Sávio considera que a liderança do senador mantém-se forte no Estado.

Antipetismo

"Os resultados dessas eleições mostram isso. Em mais de 200 cidades mineiras, o PSDB abriu mão de lançar candidatos para apoiar aliados históricos. Com isso, o partido participou de coligações vitoriosas em 389 municípios de todas as regiões do Estado. Este fato demonstra que a liderança de Aécio em Minas Gerais continua vigorosa e será decisiva, não só para o PSDB, mas para todo o nosso grupo político nos próximos anos", disse Sávio.


"Não foi só uma onda azul que varreu Minas Gerais e o país nas eleições. Foi também uma onda anti-PT, que inclui diversos partidos sob a liderança der Aécio Neves", afirmou Sávio.

O deputado explica que somente o PSDB, em 133 municípios, será responsável por administrar 3.380.757 pessoas. "Isso equivale a 16% da população de Minas Gerais, que tem aproximadamente 21 milhões de habitantes", disse.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos