"A gente vê que a pessoa foi para matar meu pai", diz Flávio Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

O deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), candidato ao Senado pelo Rio, afirmou em entrevista à Globo News, na tarde desta quinta-feira (6), que o agressor de seu pai, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), teria ido ao ato de campanha em Juiz de Fora (MG) com o intuito de matá-lo. De acordo com o parlamentar, o pai está fora de perigo.

"A gente vê que a pessoa foi para matar meu pai", disse ele, para quem o presidenciável "estava sem colete, pelo que estou sabendo".

Segundo o deputado, houve uma pessoa que "deu um encostãozinho no braço" do agressor, o que teria evitado um ferimento mais grave.

Leia também:

"A mão de Deus agiu", disse o deputado estadual. "A gente não vai desistir. Isso só vai dar mais força para todos nós", afirmou.

Jair Bolsonaro foi levado para a Santa Casa de Juiz de Fora, no setor de urgência e emergência. Às 17h02, o hospital informou que o candidato estava sendo submetido a uma cirurgia.

De acordo com a Globo News, Bolsonaro precisou receber duas bolsas de sangue em um procedimento de transfusão e ser submetido a uma laparotomia, ou seja, a uma cirurgia da cavidade abdominal. Isso foi feito depois de exames de tomografia e ultrassonografia no paciente. Um novo procedimento realizado através da introdução de tubos detectou que o intestino grosso de Bolsonaro foi transfixado pela faca, mas o órgão foi costurado. Outras três lesões foram detectadas no intestino delgado, mas também foram tratadas com êxito. A facada também atingiu a artéria mesentérica – razão pela qual a transfusão de sangue foi necessária.

Em um primeiro momento, se cogitava que o fígado do candidato havia sido atingido, o que foi descartado. Após os procedimentos cirúrgicos, ele foi para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da unidade hospitalar. O paciente está fora de risco imediato e não deve, por ora, ser transferido.

Às 19h, a cirurgia no candidato havia terminado. No entanto, ele ficará com uma espécie de bolsa intestinal para fora do abdome.

A Polícia Militar de Juiz de Fora confirmou que esfaqueamento aconteceu na rua Halfeld, no centro da cidade. Um homem suspeito do crime foi preso em flagrante e levado para a superintendência da Polícia Federal na cidade mineira para prestar esclarecimentos.