Topo

Ex-presidentes Lula, Collor e Sarney chegam juntos para velório de Itamar

Ricardo Miranda

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Juiz de Fora (MG)

03/07/2011 13h51

Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Collor (PTB) e José Sarney (PMDB) chegaram juntos ao velório do ex-presidente e senador Itamar Franco, em Juiz de Fora (MG).

Eles cumprimentaram familiares e depois permaneceram algum tempo próximo ao caixão que está envolto com uma bandeira do Brasil e outra de Minas Gerais. Os três mantiveram-se na Câmara de Juiz de Fora, onde acontece o velório, por cerca de 30 minutos. Na saída, Sarney foi o único a falar. Para ele, o país perde um dos seus mais completos homens públicos.

Veja também

Além dos ex-presidentes, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), também esteve em Juiz de Fora. Ele se lembrou do relevante papel de Itamar no processo de estabilização da economia brasileira e lamentou a perda política para o país.

Primeiro senador a chegar a Minas Gerais, Magno Malta (PR-ES) tratou o legado de Itamar como de alguém que teve coragem. “Ele teve coragem e criou o Plano Real. Deixa um legado de homem probo e um exemplo para a juventude deste país.”

Mais emocionado dos companheiros de Senado de Itamar Franco, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a sociedade brasileira vai um dia reconhecer o trabalho extremamente importante deixado pelo ex-presidente.

Quanto ao futuro da oposição no Congresso, o senador gaúcho informou que o baque será grande pela “ausência do seu líder”. Para o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), Itamar seguirá por um bom tempo como um marco na política nacional. “Perdemos um grande defensor dos interesses mineiros e vamos ter que repensar nossas ações para tentar suprir essa perda.”

O corpo de Itamar permanece em Juiz de Fora até a manhã desta segunda-feira (04), quando será levado para Belo Horizonte, onde receberá honras fúnebres como ex-governador de Minas Gerais, no Palácio da Liberdade. Em seguida, o corpo de Itamar será cremado em cerimônia reservada à família.

O senador e ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) morreu por volta de 10h deste sábado (02) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de leucemia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-presidentes Lula, Collor e Sarney chegam juntos para velório de Itamar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política