Topo

"Não há como fazer nenhum pré-julgamento, temos que aguardar", afirma Temer sobre ministro do Esporte

Fabíola Ortiz

Especial para o UOL Notícias <br> No Rio de Janeiro

19/10/2011 16h32

“Não há como fazer nenhum pré-julgamento, é preciso aguardar todo o debate em torno da questão”, disse besta quarta-feira (19) o presidente da República em exercício Michel Temer, no Rio de Janeiro, ao comentar as denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público que envolvem o ministro do Esporte, Orlando Silva.

“Eu acho que o ministro tem sido muito firme nas suas manifestações”, afirmou Temer à imprensa. “Reitero que ele [Orlando Silva] tem sido muito próprio em tudo aquilo que afirma.  Falei com ele hoje pela manhã e está muito convencido da sua posição. Portanto, vamos aguardar.”

Questionado sobre críticas feitas por integrantes do PCdoB que reclamam que esta crise envolvendo o Ministério do Esporte teria exposto a articulação do PMDB, partido do presidente em exercício, com interesse em ocupar a pasta, Michel Temer negou veementemente.

“É inteiramente falsa [a crítica], não há nenhuma mobilização político-partidária em torno disso. Ninguém disse que o acusador é desse ou daquele partido. Não há nada de movimento, se houvesse, confesso que teria chegado aos meus ouvidos”, declarou.

Michel Temer esteve presente, na tarde desta quarta, na abertura da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde). O evento reúne representantes de mais de 80 países para a formulação de estratégias e metas para o enfrentamento das desigualdades sociais que geram graves consequências para a saúde e qualidade de vida das populações.