Topo

Fachin envia recurso de Lula contra prisão para 2ª Turma do STF

O ex-presidente Lula discursa horas antes de se entregar à Polícia Federal Imagem: Werther Santana - 7.abr.2018/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília*

23/04/2018 17h40Atualizada em 23/04/2018 18h45

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou para julgamento pela 2ª Turma do tribunal o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a prisão decretada pelo juiz federal Sergio Moro.

Por decisão de Fachin, o processo será julgado pelo plenário virtual da 2ª Turma, ou seja, não será analisado numa sessão presencial do tribunal. Não há data para que esse julgamento ocorra.

Veja também

No recurso, a defesa de Lula defende que a ordem de prisão decretada por Moro desrespeitou decisão do STF, pois a Corte fixou, nos julgamentos sobre prisão em segunda instância, que seria preciso aguardar o fim da análise dos recursos para dar início ao cumprimento da pena. Quando o mandado foi expedido, o TRF-4 ainda não havia julgado os embargos dos embargos apresentados pelo ex-presidente - e analisados apenas no dia 18, 11 dias após Lula se entregar à PF (Polícia Federal). A defesa alega ainda que o Tribunal de segunda instância precisa decidir sobre a admissão dos recursos extraordinários no caso do triplex do Guarujá.

Leia também:

O próprio Fachin já havia negado o pedido da defesa neste recurso para que a prisão do petista fosse suspensa e, agora, decidiu remeter o caso para julgamento pelos outros quatro ministros da 2ª Turma do STF, colegiado que julga os processos da Operação Lava Jato no Supremo. Além de Fachin, integram a turma Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Na primeira negativa ao recurso do ex-presidente, Fachin reiterou o entendimento do STF de que condenados em segunda instância podem cumprir suas penas na prisão. "Segundo compreendeu o Tribunal Pleno, portanto, o cumprimento da pena, em tais circunstâncias, constitui regra geral", escreveu na decisão.

Lula foi condenado em primeira e em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso que apurou vantagens indevidas pagas ao ex-presidente pela construtora OAS. Ele alega inocência e diz que é vítima de perseguição política.

Plenário virtual

O plenário Virtual permite que os ministros votem de forma eletrônica nos processos. Ele funciona 24 horas por dia, e os ministros podem acessá-lo de forma remota.

Inicialmente, o plenário virtual servia apenas para votação sobre a existência de repercussão geral em matéria discutida em recurso extraordinário. Uma emenda regimental aprovada em 2016 permitiu o julgamento de agravo interno e embargos de declaração por meio da plataforma.

* Com Estadão Conteúdo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fachin envia recurso de Lula contra prisão para 2ª Turma do STF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política