"Esse governo tem percepção de um universo de ficção", diz Ricupero
O diplomata e ex-ministro Rubens Ricupero criticou hoje a política externa do governo de Jair Bolsonaro. Durante participação em um painel online da Brazil Conference transmitido pelo jornal O Estado de S. Paulo, Ricupero disse que o Brasil adotou uma postura de subserviência aos Estados Unidos e tem uma "percepção de um universo de ficção".
"Uma política externa, qualquer que seja, tem que ser definida pela percepção correta da realidade do mundo. Este governo tem uma percepção de um universo de ficção. Por isso não podemos discutir um livro de science fiction que é esse governo", disse o ex-ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco.
Ricupero criticou também o governo de Donald Trump ao fazer menção a uma declaração polêmica do presidente dos Estados Unidos em meio à pandemia do novo coronavírus.
"(O governo Bolsonaro) se alinha de uma maneira subserviente, como nunca tínhamos visto em 200 anos de história, com um governo absolutamente alucinado. Um governo cujo presidente agora acabou de receitar que as pessoas tomem injeção de desinfetante", afirmou.
O ex-ministro atacou ainda o atual chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, a quem chamou de "antiministro" das Relações Exteriores.
"O nosso antiministro escreveu um artigo de 2,5 mil palavras para falar que nosso inimigo não é o coronavírus, é o comunavírus. Então como é que se pode levar a sério um negócio desses? O próprio Bolsonaro disse que não veio para construir, mas desconstruir ou destruir o que se tinha feito de errado. Portanto, é uma política destrutiva que nada traz para os brasileiros", disse Ricupero.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.