IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo: Bolsonaro ficou irritado com 'lambança' de ministro Bento

07/04/2022 09h36

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou "extremamente irritado" com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta semana. Carla Araújo, colunista do UOL, participou do UOL News nesta quinta-feira (7) e contou bastidores sobre a decisão de um novo nome para assumir a presidência da Petrobras - José Mauro Coelho foi indicado nesta quarta-feira (6).

"A indicação anterior, do Adriano Pires e do Landim, foi vista por pessoas da Petrobras como uma lambança do governo. O governo pulou etapas de avaliação e aí, quando a Petrobras começou a fazer relatório sobre eles, apontou-se que havia alto risco de conflito de interesses. Essa informação chegou ao Bolsonaro, que ficou extremamente irritado com o ministro Bento Albuquerque, que é o responsável por oferecer nomes para essa vaga", contou Carla.

A colunista também revelou que Bento fez uma reunião com Bolsonaro e cogitou adiar a assembleia da Petrobras, mas Bolsonaro se recusou. Então foi encontrada uma "solução caseira".

"José Mauro é antigo secretário de Minas e Energia. E deixou o governo em outubro porque ia migrar para a iniciativa privada. Mas Bento era próximo dele, é de confiança. Então o governo precisou fazer a lição básica, dar um check na vida do cidadão, porque qualquer indicado precisa atender a critérios da Petrobras. Foi feita a avaliação e viu-se que essa solução caseira atendia aos critérios", explicou Carla.

A indicação de José Mauro foi bem vista pelo atual presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que entende que o governo federal não cedeu a interesses políticos.