Topo

Bolsonaro repete gafe de Michelle Obama: por que não se deve tocar no rei?

O prresidente Jair Bolsonaro se encontra com rei Charles 3ª no Palácio de Buckingham, em Londres - Fergus Burnett
O prresidente Jair Bolsonaro se encontra com rei Charles 3ª no Palácio de Buckingham, em Londres Imagem: Fergus Burnett

Rafael Souza

Colaboração para o UOL

20/09/2022 13h04

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com o rei Charles 3º, junto com outros líderes mundiais, no Palácio de Buckingham ontem e decidiu cumprimentá-lo de maneira bastante informal, encostando a mão no ombro e com um sorriso no rosto.

A atitude, ainda que pareça gentil, pode ser considerada inadequada ou até desrespeitosa, mesmo se tratando de um chefe de Estado. O motivo é o rígido protocolo real, que indica certas maneiras de se portar perante a realeza.

Lucy Hume é uma autoridade em etiqueta britânica moderna. Em entrevista a Reuters, ela explicou que uma das regras importantes é nunca tocar no rei ou rainha sem que antes isso tenha sido oferecido.

"Às vezes você pode encontrar um membro da família real em uma recepção ou em uma ocasião menos formal. Nesse caso, pode ser apropriado apertar sua mão, mas é melhor esperar que eles ofereçam a mão antes de estender a sua", afirmou Lucy, que também é diretora da Debrett's, empresa britânica especializada em etiqueta e comportamento.

Não é a primeira vez

A mesma 'gafe' de Bolsonaro foi registrada em 2009, quando a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, passou a mão em volta da rainha Elizabeth 2º. Nesse encontro, porém, a monarca pareceu não ter se importado e devolveu o cumprimento.

Por outro lado, em 1992, o ex-primeiro-ministro australiano Paul Keating chegou a ser apelidado de 'Lizard of Oz', ou 'Lagarto de Oz', quando também colocou o braço em volta da rainha.

Regras são oficiais, apesar de não serem lei

Não existe uma lei ou obrigatoriedade no protocolo de comportamento perante reis ou rainhas do Reino Unido.

Porém, as mesmas regras são indicadas no site oficial da família real, como forma de lembrar os desavisados. Nele, constam ainda outras orientações.

Como cumprimentar

Homens devem fazer um pequeno arco com o pescoço, enquanto as mulheres fazem uma pequena reverência.

Como falar

O soberano deve ser chamado como 'Sua Majestade'. Para os demais membros masculinos da família real, o tratamento deve ser com 'Sua Alteza Real' e finalizar com 'Senhor'.

Já para as mulheres da família real, o pronome de tratamento correto é 'Sua Alteza Real' e, posteriormente, 'Senhora'.