Bolsonaro repete gafe de Michelle Obama: por que não se deve tocar no rei?
O presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com o rei Charles 3º, junto com outros líderes mundiais, no Palácio de Buckingham ontem e decidiu cumprimentá-lo de maneira bastante informal, encostando a mão no ombro e com um sorriso no rosto.
A atitude, ainda que pareça gentil, pode ser considerada inadequada ou até desrespeitosa, mesmo se tratando de um chefe de Estado. O motivo é o rígido protocolo real, que indica certas maneiras de se portar perante a realeza.
Lucy Hume é uma autoridade em etiqueta britânica moderna. Em entrevista a Reuters, ela explicou que uma das regras importantes é nunca tocar no rei ou rainha sem que antes isso tenha sido oferecido.
"Às vezes você pode encontrar um membro da família real em uma recepção ou em uma ocasião menos formal. Nesse caso, pode ser apropriado apertar sua mão, mas é melhor esperar que eles ofereçam a mão antes de estender a sua", afirmou Lucy, que também é diretora da Debrett's, empresa britânica especializada em etiqueta e comportamento.
Não é a primeira vez
A mesma 'gafe' de Bolsonaro foi registrada em 2009, quando a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, passou a mão em volta da rainha Elizabeth 2º. Nesse encontro, porém, a monarca pareceu não ter se importado e devolveu o cumprimento.
Por outro lado, em 1992, o ex-primeiro-ministro australiano Paul Keating chegou a ser apelidado de 'Lizard of Oz', ou 'Lagarto de Oz', quando também colocou o braço em volta da rainha.
Regras são oficiais, apesar de não serem lei
Não existe uma lei ou obrigatoriedade no protocolo de comportamento perante reis ou rainhas do Reino Unido.
Porém, as mesmas regras são indicadas no site oficial da família real, como forma de lembrar os desavisados. Nele, constam ainda outras orientações.
Como cumprimentar
Homens devem fazer um pequeno arco com o pescoço, enquanto as mulheres fazem uma pequena reverência.
Como falar
O soberano deve ser chamado como 'Sua Majestade'. Para os demais membros masculinos da família real, o tratamento deve ser com 'Sua Alteza Real' e finalizar com 'Senhor'.
Já para as mulheres da família real, o pronome de tratamento correto é 'Sua Alteza Real' e, posteriormente, 'Senhora'.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.