Topo

Esse conteúdo é antigo

Dias pede demissão: governo culpa bolsonarismo, oposição pede prisão

General Gonçalves Dias - Exército Brasileiro
General Gonçalves Dias Imagem: Exército Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

19/04/2023 18h23Atualizada em 19/04/2023 18h32

O pedido de demissão do ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Gonçalves Dias, teve repercussão imediata tanto entre apoiadores do governo quanto oposição, que pedem explicações para o vídeo do general orientando invasores durante a depredação da Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro.

Veja o que disseram:

Agentes filmados colaborando com invasores do Planalto eram do governo Bolsonaro, do GSI do general Heleno, que ainda não haviam sido substituídos. O general Gonçalves Dias sai, mas as investigações continuam. Não adianta vir com armação: invasores, terroristas e golpistas eram todos da turma de Bolsonaro. Vão pagar por seus crimes".
Deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT

Dia 25, nós é que queremos a leitura desse requerimento de CPMI [sobre os atos golpistas de 8 de janeiro]. Vamos para essa investigação e vamos com força. De investigação e comissão de inquérito, nós entendemos. Estamos com vontade de ir para lá, estamos com desejo de ter essa investigação. Se estão obstruindo por essa CPMI, ouçam bem claramente: queremos a investigação. Queremos porque no 8 de janeiro tivemos três vítimas nesse país: a República, a democracia e o atual governo. Não fomos os algozes do 8 de janeiro, nós somos as vítimas".
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso

General pediu demissão, agora falta só a prisão".
Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)

Ministro do GSI do Lula abriu as portas do Planalto no dia 08/01 e por este motivo, pediremos hoje a prisão preventiva com apreensão do passaporte".
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)

Nosso entendimento é de que a convocação [à Comissão de Segurança Pública da Câmara] foi aprovada e já foi publicada hoje no sentido de aprovar, de convocar, ou melhor, o ministro chefe do GSI. Ele está ministro hoje e foi convocado nesta condição. Mesmo que haja uma exoneração, que haja uma demissão, que ele peça para sair ou que ele seja retirado, ele não perde a condição de convocado".
Deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública

Ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte..."
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

Gonçalves Dias alegou que estava auxiliando na prisão de bolsonaristas que invadiram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro quando foi filmado por câmeras de segurança circulando no prédio. A GloboNews exibiu trechos de uma entrevista exclusiva à repórter Delis Ortiz.

Eu entrei no Palácio depois que foi invadido e estava retirando as pessoas do terceiro piso e do quarto piso para que houvesse a prisão no segundo piso".
Gonçalves Dias à TV Globo