Topo

TV mostra ministro do GSI no Planalto durante ataques de 8 janeiro

Do UOL, em São Paulo

19/04/2023 10h49Atualizada em 19/04/2023 16h45

Imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, obtidas pela CNN, mostram o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), general Gonçalves Dias, orientando bolsonaristas durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

O que aconteceu:

Duas câmeras registraram imagens do general Gonçalves Dias por volta das 16h, quando bolsonaristas já tinham invadido o Planalto. O GSI é o órgão responsável por tratar de assuntos de segurança e de cunho militar diretamente com a Presidência. Gonçalves Dias substituiu Augusto Heleno na função desde 1º de janeiro;

Na primeira imagem, ele aparece caminhando sozinho no terceiro andar do Planalto. Gonçalves Dias tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete.

O ministro não dá voz de prisão ou ordens para seguranças impedirem a ação dos vândalos, segundo as imagens divulgadas. O UOL questionou o GSI sobre o fato, mas não teve retorno.

Minutos depois, o ministro aparece caminhando pelo mesmo corredor ao lado de bolsonaristas. As imagens sugerem que ele e outros integrantes do GSI indicam a saída de emergência ao grupo, diz a CNN.

Funcionários do GSI aparecem em vários momentos circulando pelo Palácio do Planalto durante a invasão. Em alguns momentos, eles conversam e cumprimentam bolsonaristas.

O que diz o GSI

O gabinete diz que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas e que os respectivos autores serão responsabilizados

A nota não faz qualquer menção ao ministro Gonçalves Dias. O UOL questionou o Planalto se alguma investigação contra o ministro está em andamento. O texto será atualizado em caso de retorno

"As imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos"
Nota do GSI