Topo

Lula diz que vai chamar papa Francisco para vir ao Círio de Nazaré

Do UOL, em Brasília

17/06/2023 12h19

Em evento em Abaetetuba, no Pará, o presidente Lula (PT) afirmou que vai chamar o papa Francisco para vir ao Círio de Nazaré, uma das festas católicas mais tradicionais do país.

O que aconteceu?

Lula vai ao Vaticano e disse que o encontro com o papa acontecerá na terça-feira. O presidente vai embarcar na segunda-feira para Roma, na Itália.

Eu quero convidá-lo para ele vir ao Brasil outra vez. Mas eu queria convidá-lo para vir na festa do Círio aqui. Seria extraordinário que ele pudesse participar aqui no estado do Pará do Círio de Nazaré. Já tem audiência. Eu vou convidá-lo e vou pedir bênção para todo o povo de Abaetetuba. Se preparem porque as coisas vão acontecer neste país."

No discurso, Lula disse que acreditava em Deus e que só era presidente do país por causa da população mais pobre. "Se dependesse da elite, eu não estaria aqui."

Lula pediu confiança e paciência da população. "As coisas não acontecem coma pressa que a gente quer". Ele afirmou que tem três anos e meio para fazer seu trabalho.

Promessa de menos inflação. Ainda assim, Lula comemorou a queda da inflação dos alimentos e a redução nos preços dos combustíveis. E prometeu novas ações nesse sentido.

Confusão e vaias

A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho (PSDB), reclamou dos protestos contra ela. "Todos sabem que eu fui oposição e eu carreguei essa bandeira", iniciou. "Mas existia algo maior, algo maior que partido e nossos interesses pessoais. Era a nossa democracia. Essa esperança que me moveu e irá sempre mover."

Lula retribuiu: "Obrigado, Francineti, por ter me apoiado na eleição".

Helder Barbalho, governador do Estado, interveio em defesa da prefeita. "Hoje não é dia de hostilizar, é dia de festa em favor de Abaetetuba", afirmou. "Eu peço ao povo de Abaetetuba, gentil e educado, que ouça a prefeita por favor.

Foi a primeira vez que Abaetetuba, a 126 km de Belém (PA), recebeu um presidente da República.