Justiça arquiva processo contra Bolsonaro por incitação ao estupro em 2014

O juiz Francisco Antonio Alves de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, arquivou a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por incitação ao estupro. O magistrado apontou que ocorreu a prescrição — fim do prazo para a punição.

O que aconteceu

Caso envolve a petista Maria do Rosário e teve ampla repercussão. Bolsonaro foi denunciado após dizer, em 2014, que não estupraria a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) porque ela "não merece".

Em 2016, a 1ª Turma do STF aceitou a denúncia e colocou Bolsonaro no banco dos réus. Porém, o andamento da ação penal foi suspenso em 2019, quando ele assumiu a presidência.

Após deixar o Planalto, neste ano, a ação penal foi enviada à primeira instância. O Ministério Público afirmou que não era mais possível punir Bolsonaro em razão da prescrição.

A tese do MP foi acolhida pelo juiz Francisco Oliveira, que arquivou o processo. Segundo o magistrado, o prazo prescricional de três anos venceu, mesmo considerando o período de quatro anos em que a ação ficou suspensa enquanto Bolsonaro estava na presidência.

Considerando o lapso temporal transcorrido entre 21/6/2016 (data do recebimento da denúncia no STF) e 31/12/2018 (data imediatamente anterior ao início do mandato presidencial do querelado) somado àquele transcorrido entre 1º/1/2023 (primeiro dia após o fim do mandato presidencial) até a data atual, observo que já se passaram mais de três anos, não havendo outra solução jurídica, senão, o reconhecimento da prescrição punitiva do Estado.
Francisco Antonio Alves de Oliveira, juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

O UOL busca contato com a defesa de Bolsonaro para comentar a decisão.

28 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Wilson Roberto Tozzi

Maria do Rosário do Pete foi aquela que passou pano para cunhado. p e d o f.i L o. 

Denunciar

Geraldo Iajuc do Amaral

Tenbo horror ao Bozo mas, nesse caso, sinto uma certa satisfação por ver Maria do Rosário cair do cavalo. 

Denunciar

Wilson Roberto Tozzi

Nesse dia bolsonaro foi no plenário pedir a lei de castraçãoQuímica contra es tu pra dor.  E advinha quem defendia És tu pra dor? Ela!!

Denunciar