Lula diz que PIB crescerá mais em 2024 graças a menos emendas de feriado
Do UOL, em São Paulo
10/11/2023 17h28Atualizada em 10/11/2023 17h28
O presidente Lula afirmou que 2023 teve muitos feriados prolongados, e apontou que deve haver melhora no PIB com a redução das emendas no próximo ano.
O que aconteceu:
No início de uma reunião com ministros hoje, Lula afirmou que "exageradamente, 2023 teve muito feriado prolongado", e indicou que, como alguns feriados vão cair em fins de semana, o PIB do país deve aumentar.
"Esse ano teve muito feriado prolongado. Exageradamente, esse ano teve muito feriado prolongado. Ano que vem, os feriados cairão todos de sábado, o que significa que o PIB vai crescer um pouco mais, porque as pessoas vão ficar um pouco mais a serviço do mundo do trabalho."
Lula, em reunião com ministros
Além disso, o presidente afirmou que fará uma reunião antes do Natal com os ministros para debater o desempenho do governo em 2023 e como será a atuação no próximo ano.
O ano de 2023 tem 8 feriados em dias de semana, sendo que 6 deles já passaram. Desses oito feriados, três deles (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) caíram em quintas-feiras e puderam ser prolongados. Os próximos feriados são em 15 de novembro, que cairá em uma quarta-feira, e o Natal, que cairá em uma segunda-feira.
Enquanto isso, 2024 terá apenas 5 feriados em dias de semana, sem contar pontos facultativos. Desses, nenhum poderá ser prolongado, caindo em segundas, quartas ou sextas-feiras.