Lula diz que Janja cobra mais mulheres no governo: 'Pressão muito grande'
Do UOL, em São Paulo e em Brasília
22/12/2023 13h11Atualizada em 22/12/2023 14h32
O presidente Lula (PT) afirmou hoje que é muito cobrado por Janja para que o governo tenha mais mulheres em cargos de liderança.
O que aconteceu
Lula disse que sofre "pressão muito grande" da primeira-dama.
Eu tenho em casa uma mulher que não pode ver uma fotografia minha só com homem que ela fica puta comigo. Fica puta com o Stuckert [fotógrafo oficial da Presidência]. E às vezes é verdade. Ainda há uma dominação nas mesas. A maioria é homem nas coisas que a gente faz. É uma coisa que a gente tem que aprender. Lula, presidente do Brasil
O petista também afirmou que "acabou" ideia de que sindicato é só coisa de homem.
Na cozinha, é importante que nós comecemos a ocupar espaço dentro para fazer parte dos serviços que elas [as mulheres] fazem. É a contrapartida solidária, humanista e democrática. É a gente repartir, sabe? Se a mulher foi para fora, o homem tem que voltar um pouco para dentro. Esse negócio de dizer que sindicato e só coisa de homem também acabou.
Aos risos, Janja disse que "não é verdade" que faz cobranças a Lula. O presidente passou o microfone após fazer seu discurso e, ao ter a palavra, a primeira-dama afirmou que o primeiro ano de governo foi de "reconstrução". "Eu e ele estamos bem cansados e precisamos descansar um pouquinho", disse Janja.
Após o discurso de Janja, Lula pegou o microfone de volta e disse que a primeira-dama não queria "largar". "Pô, não quer mais largar o microfone? Larga o microfone, pô", afirmou Lula, em tom de brincadeira. Janja falou por quase três minutos.
Lula e Janja participaram de cerimônia de Natal no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Celebração foi realizada por catadores de recicláveis e pessoas em situação de rua.