Topo

PF apreende armas em buscas contra suspeitos de financiarem 8/1; veja fotos

Armas apreendidas em operação que mirou empresários suspeitos de financiarem os atos de 8/1 Imagem: Polícia Federal - 20.jun.2024/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/06/2024 07h53Atualizada em 20/06/2024 12h26

A Polícia Federal apreendeu armas com empresários de Santa Catarina durante operação hoje contra suspeitos de financiarem e fomentarem os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

O que aconteceu

A PF encontrou ao menos quatro armas de fogo. Foram apreendidas duas espingardas, um fuzil e uma pistola, além de munições e cartuchos.

27 mandados foram cumpridos em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, na 28ª fase da Operação Lesa Pátria. Ao todo, foram 15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal, quando a PF faz revistas pessoais nos alvos para apreender documentos, celulares e outros itens que estejam com a pessoa.

Ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a operação. Segundo a PF, a decisão judicial também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

Alvos também são suspeitos de envolvimento nos bloqueios de estradas após as eleições de 2022. Os nomes não foram divulgados pela corporação.

A PF apura a prática de ao menos seis tipos de crimes. São eles, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Mandados de busca e apreensão

  • Santa Catarina: 11
  • Goiás: 2
  • Mato Grosso do Sul: 2

Mandados de busca pessoal

  • Santa Catarina: 8
  • Goiás: 2
  • Mato Grosso do Sul: 2

A corporação diz que os danos causados em Brasília podem chegar a R$ 40 milhões. Na ocasião, manifestantes invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF e depredaram o interior dos prédios.

Imagem: Polícia Federal - 20.jun.2024/Divulgação
Pistola apreendida pela PF na 28ª fase da Operação Lesa Pátria Imagem: Polícia Federal - 20.jun.2024/Divulgação

STF recebeu lista de foragidos na Argentina

Lista encaminhada pelo governo de Javier Milei tem mais de 60 nomes. O UOL apurou que a quantidade de foragidos pode ser maior porque muitos entraram ilegalmente no país vizinho. Cerca de dez pessoas já teriam deixado a Argentina. Segundo fontes ouvidas pelo jornal argentino Clarín, a lista teria 86 nomes. A operação de hoje da PF não mira essas pessoas.

Na 27ª fase da Lesa Pátria, no início desse mês, a PF prendeu 50 pessoas consideradas foragidas pelo 8 de Janeiro. O número é da última atualização feita pela corporação no dia da força-tarefa. Segundo a PF, as investigações continuam para tentar prender os outros 159 alvos.

O governo Lula já disse que fará pedidos de extradição para repatriar os foragidos. Na semana passada, o STF enviou um ofício ao governo Javier Milei com uma lista de 143 condenados e investigados do 8 de janeiro que quebraram a tornozeleira e fugiram. A Justiça queria saber quais deles realmente estavam na Argentina.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PF apreende armas em buscas contra suspeitos de financiarem 8/1; veja fotos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política