Topo

Novo comandante da PF em SP promete combate às fake news em ano eleitoral

Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, novo superintendente da PF em São Paulo, em foto de 2016 Imagem: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/07/2024 18h07

O novo superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Rodrigo Luís Sanfurgo de Carvalho, foi empossado nesta sexta-feira (12) e destacou a atuação da corporação no combate à desinformação em ano eleitoral.

O que aconteceu

Sanfurgo disse que, sob seu comando, a PF trabalhará "incansavelmente para identificar, investigar e coibir a propagação de notícias falsas". "Em período eleitoral, a nefasta disseminação das chamadas fake news busca manipular a opinião pública e influenciar indevidamente o resultado das urnas", disse. "Trabalharei para permitir que a verdade prevaleça, protegendo o direito dos cidadãos a informações corretas e transparentes, fortalecendo a confiança no sistema eleitoral brasileiro".

Relacionadas

O diretor nacional da PF, Andrei Passos Rodrigues, reforçou a fala. "Como policia judiciária federal, vamos atuar, já tivemos varias reunioes com a presidente [do TSE] Cármen Lúcia e estamos definindo nossa estratégia de ação".

Antes de falar à imprensa, Passos Rodrigues disse que só falaria sobre São Paulo, mas fez um breve comentário sobre a investigação da Abin paralela. "Fizemos as operações seguindo as ordens legais e em breve apresentaremos o relatório final", declarou.

Quem é o novo superintendente da PF em São Paulo

Sanfurgo substitui Rogério Giampaoli, que estava no cargo desde fevereiro de 2023 e deve ser nomeado para um cargo no exterior.

Com 17 anos de atuação na PF, ele participou de investigações da Operação Lava Jato. Em 2016, foi a ele que o ex-ministro Delfim Neto confessou ter recebido R$ 240 mil em propinas da Odebrecht. O delegado também cumpriu mandados de busca em empresa do ex-ministro Antonio Palocci, também em 2016.

Ele disse não haver antagonismo entre sua atuação passada e sua nomeação para o cargo agora, durante o governo do presidente Lula (PT). "O caso [da Lava Jato] foi mais uma investigação que realizei", disse. "É uma grande honra poder atuar na PF e dar continuidade a tudo que foi feito até agora".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo comandante da PF em SP promete combate às fake news em ano eleitoral - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política