Menu negociação

Restaurantes famosos em Brasília reúnem alta cúpula de políticos com áreas reservadas e pratos típicos no cardápio

Chefs famosos, salas com maior discrição e um ambiente bem democrático atraem políticos e autoridades a frequentar restaurantes em Brasília a poucos quilômetros da praça dos Três Poderes.


Na lista de clientes, estão ministros do governo Lula (PT) convivendo, sem barracos nem tietagem, com líderes da oposição e filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


No cardápio, muita conversa, regada a boa comida, e política.


O UOL visitou cinco estabelecimentos apontados por atuais ministros, senadores e deputados como os mais procurados para almoços e jantares de negócios ou apenas para refeições que ajudam naquele famoso "networking".

Tia Zélia

Apontada como cozinheira favorita do presidente Lula, Tia Zélia acabou de fazer uma ampla reforma em seu restaurante na Vila Planalto, bairro de Brasília que abrigou os operários que vieram ajudar na construção da capital há 63 anos.


Além de um salão interno, no qual exibe suas fotos com o presidente, agora a baiana, de 69 anos, também decidiu realizar algumas edições de samba de roda aos sábados. O evento, que tem de decoração bandeiras do PT e de Lula, costuma lotar o gramado extenso que abriga a área externa do restaurante.

Nascida em Buriti do Viana (BA) e com nome de batismo de Maria de Jesus Oliveira da Costa, Tia Zélia não esconde o orgulho de ser literalmente abraçada pelo presidente há quase 15 anos. Ela circula de mesa em mesa —em seu restaurante quase sempre lotado— para contar histórias da convivência com Lula.


Tia Zélia chegou a viajar algumas vezes para Curitiba durante o período de prisão de Lula para cozinhar para ele. Lá, conheceu a primeira-dama Janja, mas disse que ainda "não tem aproximação" com ela.

Eu ainda não falei com ele depois da posse. Com oito dias aconteceu aquela quebradeira, mas agora ele está viajando bastante caçando recursos para trazer para o Brasil, então está um pouco difícil.
Tia Zélia, sobre a relação com Lula


No período da transição, ela levava pessoalmente as refeições do então presidente eleito a um hotel de Brasília.


Apesar da atual distância, Tia Zélia recebe recados do fotógrafo oficial do presidente, Ricardo Stuckert, que até levou um presente para o novo restaurante: uma foto de Lula com a cadela Resistência, mascote do casal presidencial.

Como foi no governo Bolsonaro?

Ser conhecida como "a cozinheira de Lula" na cidade poderia ter arruinado os negócios de Tia Zélia durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para ela, porém, isso importou pouco.


O governo de Bolsonaro não me fez bem e nem fez mal. Os poucos dele que vinham aqui chegavam calados, comiam calados e saiam mudos.


Apesar de estar acostumada a receber em suas mesas deputados, senadores e ministros, Tia Zélia diz que todos são tratados da mesma forma. A receita dela: "Gosto de respeito e trato todos assim", diz.

PUBLICIDADE

TIA ZÉLIA

Rua Maranhão, 8, Vila Planalto, Brasília

Tel. (61) 3306-1526

https://www.instagram.com/tiazeliarestaurante/

Marie Cuisine

Antes de ir para sua reserva, é comum que um cliente do Marie Cuisine passe por duas ou três mesas para cumprimentar outros frequentadores. Aberto há pouco mais de um ano, o restaurante se tornou um dos novos queridinhos dos políticos e empresários em Brasília.


O nome da casa é uma homenagem à filha do proprietário, o empresário Carlos Rodrigues.


Ele trabalhou por mais de uma década no grupo Fasano e depois resolveu investir em seus próprios restaurantes. O Marie é o terceiro. Ele também é o proprietário do Papa Cucina e do Babbo Osteria, que ficam em shoppings da capital.

A casa adquiriu um status muito forte. Os clientes vêm aqui pela culinária, mas também para buscar pessoas. Querem ver e ser vistos. Eles falam direto com a gente e pedem a reserva.
Mario César Vieira, maître com experiência de mais de 20 anos no ramo


Vieira tem um perfil bem-humorado. Ao comentar sobre os nomes da política que estão entre os frequentadores assíduos, brinca que "deputado é igual mato" e que "até assessor se apresenta como político". Ele conta ter em seu telefone o contato direto de muitas autoridades.

Sala reservada

Apesar do status, há também autoridades que buscam discrição. Para elas, o restaurante conta com uma sala reservada, que tem uma entrada paralela.


No governo passado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, costumava frequentar o local. Neste governo, também há ministros que buscam o espaço separado. Mas, para respeitar os clientes do poder atualmente, a casa prefere manter o nome deles sob sigilo.

MARIE CUISINE

CLS 103, bloco A, lojas 2 a 6, Asa Sul, Brasília

Tel. (61) 2411-3437

https://www.instagram.com/mariecuisinebrasilia/

Dom Francisco

Alguns ministros novatos em Brasília, como a titular da Cultura, Margareth Menezes, já foram conquistados por casas consideradas mais tradicionais da cidade. É o caso do Dom Francisco, restaurante inaugurado em 1988 que até hoje é lotado diariamente por empresários e autoridades.


Além da extensa carta de vinhos e do tradicional bacalhau, conquista os clientes justamente por manter um perfil discreto.

PUBLICIDADE

Nossa orientação é a mesma para todos os clientes: gentileza e profissionalismo. A recomendação extra para a equipe acho que é justamente a discrição. Se forem perguntados sobre algum cliente, é para dizer: 'Não sei quem veio, nem com quem estava e nem o que comeu'.

Giuliana Ansiliero, filha do fundador e uma das administradoras do local

O Dom Francisco possui duas unidades, uma na Asa Sul, próxima à Esplanada dos Ministérios, e uma na beira do lago Paranoá, que não é muito distante do centro do poder da capital.


Na unidade da Asa Sul, justamente por essa discrição, há 15 anos a casa possui uma sala reservada para autoridades, que só são "perturbadas" pelos garçons se acionarem um controle remoto.


"No começo, era uma ideia para empresários fazerem reuniões de trabalho. Não era voltado para políticos. Mas acabou dando certo."


O local sempre foi frequentado por petistas, como Marta Suplicy em 2001, à época prefeita de São Paulo e filiada ao partido.

Giuliana conta que já passou por muitas mudanças de governo e a casa nunca sentiu diferença no público que a frequenta. "Trabalhamos para sermos lembrados por ministros, senadores, deputados, mas também pelo público comum, já que aos finais de semana a casa recebe praticamente apenas almoços de família."

A empresária diz ainda que, em 35 anos, não se lembra (e provavelmente nem falaria) de nenhuma situação constrangedora com algum cliente, como de políticos de alas diferentes discutindo, por exemplo.


"Temos sorte de nunca ter acontecido nenhuma saia justa entre políticos. Às vezes a gente vê, hoje em dia, clientes xingando políticos de que não gostam em restaurantes. É muito desgastante, mas aqui temos a sorte de nunca ter acontecido."

DOM FRANCISCO

CLS 402, bloco B, lojas 9 a 15 - Asa Sul, Brasília

Tel. (61) 3224-1634

https://www.instagram.com/domfranciscorestaurante/

Figueira da Villa

"É um ambiente bem democrático. Já tivemos encontros de políticos rivais como, por exemplo, na época da CPI da Covid. Teve um dia em que estava numa mesa o (então) senador Marcos Rogério (União Brasil) quando o senador Paulo Rocha (PT) chegou. Os dois conversaram, convivem bem, são políticos de ofício", conta o dono do restaurante Figueira da Villa, Lucas Matheus Ferreira dos Santos.

Aberta há 11 anos, na Vila Planalto, a casa agora atrai ministros do governo Lula quase toda semana.


Márcio França (Portos e Aeroportos), Paulo Pimenta (Secom) e Luiz Marinho (Trabalho e Previdência) são clientes assíduos. Há também ministros do Judiciário que frequentam o local, como Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

PUBLICIDADE

Aqui no restaurante não teve nunca barraco nem tietagem. Os políticos gostam daqui pela qualidade da alimentação e pela tranquilidade. Tem gente que chega de manhã e sai de noite. Além da boa comida, tem um bom espaço, com segurança, e fica próximo do Palácio e da Esplanada.
Lucas Matheus Ferreira dos Santos, dono do Figueira

Há também na lista de clientes, segundo o proprietário, filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, como o senador Flávio e o vereador do Rio de Janeiro Carlos. "O Flávio só veio uma vez, mas o Carlos até que vinha bastante", diz.


O restaurante tem um salão amplo, com uma área interna e uma pequena varanda externa. No interior, há uma sala para até 15 pessoas que costuma ser o ambiente mais reservado do estabelecimento.

Há uma cortina para dar mais privacidade para os clientes nessa sala reservada, mas o dono conta que ela foi fechada apenas uma vez. "Foi quando José Dirceu foi solto. Ele veio aqui com umas pessoas. Lula não estava, mas foi o único dia em que um cliente pediu discrição absoluta."

FIGUEIRA DA VILLA

Rua 1, lote 2, Vila Planalto, Brasília

Tel. (61) 3081-0541

https://www.instagram.com/figueiradavilladf/

Fuego

Em funcionamento desde janeiro de 2021, o Fuego —especializado em carnes— tem como meta ser o "novo Piantella", em referência ao tradicional restaurante que reuniu políticos em Brasília por mais de 40 anos, mas fechou as portas em 2020.


O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, que foi sócio do antigo Piantella, também tem participação societária no Fuego. Ao lado dele, estão no comando da casa os empresários Tiago Boita e Leandro Pompeo.

O Fuego está se tornando um novo Piantella, onde se reúnem não só as pessoas que moram em Brasília, mas muitos políticos de Brasília. Com muita frequência, nós estamos vendo o Fuego ser a base de reunião dos políticos, especialmente depois do governo Lula.
Kakay ao UOL


"Estamos também trabalhando alguns pratos da época do Piantella. Está muito legal", completou.

Foi lá que no dia 2 de janeiro a primeira-dama Janja foi almoçar com alguns artistas. No mesmo dia, em uma mesa um pouco distante, estava o ex-ministro José Dirceu. Kakay estava presente. Falou com Janja e com Dirceu, mas a esposa de Lula e Dirceu não se cumprimentaram.

No dia seguinte, a casa foi palco para uma homenagem ao presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta. Kakay está em pé, conversando com Manoel Carlos, que foi cotado para a vaga para a qual o advogado Cristiano Zanin foi escolhido no STF. Confraternizam na mesa o então ministro do STF Ricardo Lewandowski, agora aposentado, e o ex-senador Cristovam Buarque. Também compareceram a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e Marcelo Freixo.

PUBLICIDADE

Terças e quartas à noite parece que é reunião do PT. Até agora só não vi o Lula.
Samuel Correia Soares, maître que está pouco mais de seis meses na recepção da casa


Segundo ele, é raro que políticos bolsonaristas frequentem o local, mas nunca houve nenhum tipo de problema.


Com dois andares, o segundo é usado para reuniões maiores ou eventos fechados. Mas também é possível fechar o restaurante só para convidados.


Recentemente, a casa chegou a ser reservada para a festa de despedida do ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), mas não aconteceu o evento.


"Ia ser aqui, mas foi cancelado. Iam ser mais ou menos 200 pessoas e fechar o restaurante só para ele", disse ao UOL.

FUEGO

CLS 112, bloco A, loja 03 - Asa Sul, Brasília

Tel. (61) 3245-8159

https://www.instagram.com/fuego_almaevino/

Publicado em 18 de junho de 2023.

Reportagem: Carla Araújo

Edição: Lúcia Valentim Rodrigues e Marcos Sergio Silva

Imagens: Diego Bressani/UOL, Divulgação e Pedro Ladeira/Folhapress