Viver Bem

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Alguns alimentos são ricos em nutrientes que ajudam a controlar a ansiedade. Entre eles, estão aqueles que oferecem boa quantidade de nutrientes que participam da formação da serotonina - um neurotransmissor importante que contribui para regular o sono, o humor, a saciedade, entre outros Thinkstock Mais

Leite, ovos e derivados: ajudam a aumentar a produção de serotonina, já que são ricos em triptofano. O ideal é consumir até três porções por dia Thinkstock Mais

Chocolate: contém açúcar, gorduras e tirosina, uma substância que estimula a produção de serotonina e minerais importantes, como cobre, manganês e magnésio iStock Mais

Banana, açaí, tomate, ovos e grão de bico: são ingredientes ricos em triptofano e ajudam na produção da serotonina Thinkstock Mais

Maracujá: a fruta contem passiflorina, substância de ação calmante. Alface e chá de camomila também entram na lista de alimentos com ação tranquilizante Newton Santos/Hype Mais

Salmão, atum e linhaça: são alimentos ricos em ômega 3, substância que também ajuda a reduzir os níveis de ansiedade no organismo Thinkstock Mais

Carboidratos e cereais integrais: são ricos em fibras e a quantidade de carboidratos complexos ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e a energia. Os cereais integrais são ricos em vitaminas do complexo B Thinkstock Mais

Castanhas, abacate, nozes e amêndoas: contém boa dose de magnésio, que ajuda a converter o triptofano em serotonina Thinkstock Mais

Espinafre: contém ácido fólico, que é naturalmente uma vitamina antidepressiva iStock Mais

Limão, acerola, morango e laranja: a vitamina C presente nestes alimentos ajuda a reduzir a produção de cortisol, o hormônio do estresse Thinkstock Mais

Da mesma maneira que alguns nutrientes podem ajudar a controlar a ansiedade, outros podem piorar o quadro quando consumidos em excesso. Conheça alguns deles: Arte/UOL Mais

Cafeína: produz uma sensação muito parecida com uma crise de ansiedade, como insônia, dores de cabeça e irritação. Está presente no café, chá preto, refrigerantes à base de cola e energéticos Getty Images Mais

Alimentos industrializados: ricos em açúcar refinado, gordura trans e saturada e aditivos químicos.Todas essas substâncias em excesso são tóxicas e pró-inflamatórias para o organismo Thinkstock Mais

Álcool: erroneamente, as bebidas alcoólicas são comumente usadas para combater a ansiedade e o estresse, já que causam euforias rápidas. No entanto, podem prejudicar as sinapses nervosas e evoluir ainda mais o quadro Shutterstock Mais

Carboidratos refinados: atuam como um falso amigo da ansiedade, já que oferecem um pico de satisfação. O desejo passa rápido e deixa a sensação de ainda mais ansiedade. Estão presentes, por exemplo, em alimentos feito com farinhas brancas, como pães, bolos e massas, e os feitos com açúcar refinado comum Reinaldo Canato/UOL Mais

Conheça os alimentos que ajudam no combate a ansiedade

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