Primeiro transplante de útero é realizado nos EUA

  • iStock

Os Estados Unidos realizaram sua primeira cirurgia de transplante de útero, na sequência de uma técnica já comprovada na Suécia que poderia ajudar as mulheres que sofrem de infertilidade, disse a Cleveland Clinic nesta quinta-feira (25).

A cirurgia de nove horas ocorreu no dia 24 de fevereiro, e a paciente de 26 anos, cuja identidade não foi revelada, está em condição estável, segundo comunicado divulgado pelo hospital.

O útero transplantado veio de uma doadora que morreu.

Mais detalhes sobre a operação são esperados durante uma coletiva de imprensa com a equipe médica marcada para a semana que vem em Cleveland, no estado de Ohio.

No ano passado, a Cleveland Clinic começou a recrutar candidatas para transplantes de útero como parte de um teste clínico que tinha como objetivo oferecer o procedimento para 10 mulheres.

Mulheres potencialmente elegíveis para receber um transplante de útero incluem aquelas que sofrem de uma condição irreversível conhecida como Fator de Uterino de Infertilidade (UFI, na sigla em inglês), que afeta entre três e cinco por cento das mulheres em todo o mundo, disse o hospital.

A universidade de Gotemburgo, na Suécia, conseguiu realizar o primeiro parto num útero transplantado em setembro de 2014. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos