Topo

Cai número de doações de órgãos em São Paulo

05/09/2007 11h15

São Paulo - O paulista está doando menos órgãos para transplantes. Caiu de 9,3 para 8,3 o número de doações por milhão de habitantes em São Paulo este ano, na comparação com o mesmo período de 2006, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). A má notícia é ainda mais significativa porque 40% dos pacientes da lista de espera por doação no País estão no Estado - um total de 15,8 mil pessoas.

"A queda é preocupante. O Brasil tem 70 mil pessoas esperando por um transplante e, em vez de melhorar, o sistema piora", disse a presidente da entidade e nefrologista do Hospital das Clínicas, Maria Cristina Castro. Segundo ela, por conta dos melhores recursos oferecidos pela rede de saúde paulista cerca de 20% das pessoas que aguardam por um órgão em São Paulo são de outro estado brasileiro.

No entanto, a própria falta de estrutura é um dos fatores apontados por Maria Cristina para a diminuição de doações. "Dentro dos hospitais, a situação de saúde não é fácil. Faltam leitos nas UTIs. O paciente precisa ter bons cuidados para que seus órgãos possam ser aproveitados em um transplante."

Outro fator é a aceitação da família para a doação. Muitos parentes ficam com receio de doar o órgão do familiar sem saber se ele concordaria com a ação. "Por isso, é importante o diálogo sobre o assunto em casa", afirmou. A não aceitação da família é um dos principais motivos que impedem a doação: 30% no Estado e 35% no País.

A queda no número de doações é nacional e acontece pelo terceiro ano consecutivo. Em 2004, a taxa foi de 7,3 doadores por milhão. Em 2006, caiu para 6. No primeiro semestre deste ano, foi 5,4. As informações são do Jornal da Tarde

AE

AE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cai número de doações de órgãos em São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias