Topo

São Paulo terá centro de reprodução na zona norte

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

24/06/2008 09h38

A cidade de São Paulo ganha hoje um novo Centro de Referência para a Saúde da Mulher. A Prefeitura vai ampliar os serviços voltados à população feminina, desde o nascimento até a menopausa, no Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte. Entre os novos procedimentos que serão oferecidos a partir de hoje, está a fertilização in vitro, técnica ainda escassa no Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo laboratório de reprodução humana entra para o grupo de hospitais credenciados no Ministério da Saúde para o serviço gratuito. Hoje, há cinco unidades no Brasil, três na Estado. A pouca oferta, segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, faz com que as filas cheguem a até 5 anos de espera. "É dever do poder público atender essa demanda. Planejamento familiar não é só em camisinha e pílula. Também precisa contemplar casais inférteis", afirma o presidente da sociedade, Dirceu Pereira.

Assumpto Iaconelli, diretor do Brasil da Rede Latino Americana de Reprodução Assistida, reforça a importância. "Nas clínicas particulares, cada tentativa custa em média R$ 15 mil. Ampliar o acesso no SUS é democratizar o serviço."

Novas tecnologias - O laboratório do Cachoeirinha terá capacidade para 30 pacientes por mês, todos encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além da inseminação artificial, a maternidade passa a oferecer sete leitos de UTI para gestantes de alto risco, um novo ambulatório de medicina fetal - criado para identificar doenças no bebê quando ainda está no útero da mãe - e também uma nova rede de radioterapia para vítimas de câncer de mama, com um equipamento ainda inédito em hospitais públicos do país. As informações são do Jornal da Tarde.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Paulo terá centro de reprodução na zona norte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias