Topo

Terapia de grupo melhora estresse pós-traumático, indica pesquisa

15/06/2009 12h00

São Paulo - Falar sobre os traumas, medos e inseguranças com pessoas que vivem situação parecida é uma forma de se superar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (Tept), distúrbio que atinge cerca de 17% da população da capital paulista. Pesquisa da psicóloga Rosaly Braga Campanini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revelou alto índice de melhora nos sintomas e aumento da qualidade de vida em pacientes que passaram por psicoterapia interpessoal de grupo.

O estudo foi realizado no Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (Prove) com 40 pessoas que passaram a sofrer de Tept após passarem por uma situação de violência entre 2005 e 2008. Pacientes crônicos que sofriam os sintomas por dois anos e meio (em média) e não haviam respondido à medicação, eles participaram de 16 sessões de psicoterapia, em grupos de 6 a 8 pessoas. Ao final do tratamento, a redução média dos sintomas foi de 50% e a melhora da qualidade de vida, em torno de 80%.

Esses números seguem uma escala internacional que vai de 0 a 136 pontos. A média dos sintomas dos pacientes de Tept era de 72,3 (severo). No final do tratamento, o número caiu para 36,5 (leve). Segundo a coordenadora do estudo, em cerca de seis meses, o número da escala de um paciente com quadro leve pode chegar a zero. "No grupo, as pessoas interagem, ouvem as histórias dos outros e expõem o seu problema", diz Rosaly. "À medida que isso ocorre, ocorre a melhora e os sintomas tentem a desaparecer."

A psicóloga explica que a lembrança do acontecimento (agressão, abuso sexual, sequestro, entre outros) impede a pessoa de viver normalmente. "O paciente revive a cena e passa a evitar locais, situações ou grupos sociais", afirma, acrescentando que depressão ou ansiedade são sintomas comuns. "Adotam um mecanismo disfuncional, que parece funcionar, mas prejudica sua vida."

Humberto Maia Junior

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Terapia de grupo melhora estresse pós-traumático, indica pesquisa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias