Topo

Em SP, população será orientada hoje sobre o glaucoma

26/05/2010 09h00

São Paulo - O glaucoma, doença que afeta o nervo ótico e provoca cegueira, é tema de palestras e eventos durante todo o dia de hoje, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. No vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, a partir das 9h, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SGB) irá orientar a população sobre a doença e realizará testes para descobrir se há propensão de desenvolver as lesões.

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão dos olhos, que danifica as estruturas internas do olho. Se não for tratada desde cedo, a doença pode provocar a cegueira total. "Glaucoma não tem cura, mas tem controle", afirma o presidente da SBG, João Antônio Prata Jr. Segundo ele, quanto mais cedo for diagnosticado, menores os riscos à visão.

O oftalmologista da clínica Cerpo Oftalmologia e professor da faculdade de medicina do ABC, Rodrigo Angelucci, explica que a doença não apresenta sintomas. "Quando os sintomas aparecem, o glaucoma já está avançado." Por isso é preciso ficar atento aos fatores de risco. Pessoas acima de 50 anos, da raça negra ou descendentes, com miopia e histórico de glaucoma na família devem procurar um oftalmologista. As informações são do Jornal da Tarde.

AE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em SP, população será orientada hoje sobre o glaucoma - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias