Topo

Rio Preto confirma duas mortes por meningite meningocócica

13/09/2011 20h18

Araçatuba, SP - As autoridades sanitárias de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, estão preocupadas com incidência da meningite meningocócica no município. Somente neste ano, 11 pessoas foram contaminadas e duas mortes foram confirmadas.

No domingo, Amanda Camargo Conceição, de seis anos de idade, morreu com os sintomas da doença e na segunda-feira, mais um caso foi confirmado, de um homem de 34 anos, que está internado, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital de Base (HB).

Apesar disso, a Secretaria de Saúde de Rio Preto informa que não se trata de um surto ou de aumento descontrolado dos casos da doença, que em 2010 contaminou 10 pessoas.

A médica Silvia Necchi, da Vigilância Epidemiológica, disse que a situação é preocupante, embora esteja sob controle e que os procedimentos para evitar o contágio estão sendo tomados.

Tratamento com antibióticos

No caso de Amanda Conceição - cujos resultados ainda não confirmaram a doença, embora os sintomas que causaram sua morte sejam de doença meningocócica - 45 pessoas, entre alunos e funcionários, da escola municipal Ezequiel Ramos, onde ela estudava, passaram por quimioprofilaxia (tratamento com antibióticos) para evitar disseminação da bactéria que causa a meningite.

Outras três que tiveram contato com o homem de 34 anos também passaram pelo mesmo tratamento. Todas as pessoas estão sendo acompanhadas pela Vigilância.

A família da menina acusa os médicos do município que demoraram para diagnosticar a doença, mesmo depois de a menina ter passado por três vezes pelo pronto-socorro municipal, entre sexta e domingo. O secretário de Saúde de Rio Preto, José Victor Maniglia, determinou a abertura de investigação administrativa para apurar o atendimento prestado à criança pelos médicos municipais.