Topo

PR lança protocolo para atendimento de pacientes com AVC

Em São Paulo

29/10/2013 19h24

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, apresentou nesta terça-feira (29), Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), um conjunto de regras que fixa uma série de atenções à doença no Estado. O objetivo é dar orientação aos trabalhadores de saúde, submeter processos a padronização e organizar o auxílio aos doentes.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, o protocolo tornará melhores as circunstâncias de análise, atendimento e assistência às vítimas de AVC, o que reproduzirá diretamente na diminuição dos índices de letalidade pela enfermidade no Estado. "Cada minuto é importante para salvar vidas. Criamos este protocolo justamente para orientar o profissional sobre como proceder em cada momento, ajudando no tratamento do paciente e evitando que ele sofra com sequelas futuras", afirmou.

De acordo com o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual da Saúde, Vinícius Filipak, a linha de cuidado determina uma série de atos para cada etapa do AVC. “Organizamos o trabalho desde a prevenção dos fatores de risco, passando pelo tratamento dos episódios agudos e concluindo na complementação terapêutica após a hospitalização, com a participação das equipes da atenção primária”, afirmou.

O protocolo foi lançado durante uma reunião em Curitiba, com a presença de médicos dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), hospitais e outras unidades de referência para atendimento em urgência e emergência no Estado. O documento foi feito pela Secretaria da Saúde, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Associação Paranaense de Ciências Neurológicas (APCN).