Topo

Dor de cabeça afeta até 75% dos adultos no mundo, diz OMS

Mônica Villela Grayley

Da Rádio ONU <br>Em Nova York

04/05/2011 12h51

Um estudo das Nações Unidas sugere que a dor de cabeça é o sintoma mais comum na área de saúde, e também um dos que recebem pior tratamento médico. Ao lançar o "Atlas de Dores de Cabeça e Recursos no Mundo 2011", nesta terça-feira, a OMS pediu mais investimentos para tratar o problema.

Segundo o manual, dores de cabeça, incluindo enxaquecas e tensões, afetaram até 75% dos adultos entre 18 e 65 anos, no ano passado.

Mas apenas uma minoria dos pacientes recebe tratamento médico profissional. Cerca de 40% são tratados por causa de enxaquecas, mas 10% das dores de cabeça se devem a excesso de medicamentos.

Especialistas da Sociedade Internacional de Dor de Cabeça afirmam que em 56% dos países que responderam ao questionário para a pesquisa, o uso de medicamento era menor na África, no leste do Mediterrâneo e no sudeste da Ásia.

Neurologista

Em todo o mundo, cerca de 50% de pessoas que têm dor de cabeça se automedicam. Apenas 10% dos pacientes procuram um neurologista.

O estudo da OMS constatou que os custos da dor de cabeça para a sociedade são altos, como por exemplo perda de produtividade. Para os especialistas, sai mais barato tratar a dor de cabeça com assistência médica, especialmente quando o sintoma leva a casos mais graves de saúde.