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Mesmo remédio custa até 10 vezes mais em farmácias diferentes, indica Procon

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

16/05/2011 11h33

O preço de remédios genéricos pode variar até 986,96% em São Paulo, segundo a Fundação Procon-SP. A maior diferença de preço encontrada foi no Diclofenaco Sódico, 50 mg, com 20 comprimidos. O maior preço encontrado foi R$10,00 e o menor, R$ 0,92, o que representa uma diferença de 986,96%, ou R$ 9,08 em valor absoluto.

Entre os medicamentos de referência, a maior diferença de preço encontrada foi de 134,90%, no medicamento Amoxil (Amoxicilina), da Glaxosmithkline, 500 mg, com 21 cápsulas. O maior preço foi R$ 49,00 e o menor, R$ 20,86, diferença de R$ 28,14.

O levantamento, foi realizado de 13 a 15 de abril, em 15 farmácias na cidade de São Paulo. No total, 52 remédios foram pesquisados.

Menores preços

Do total dos itens comparados, o estabelecimento Farma Conde, que fica na região Sul, foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço (37 produtos dos 52 encontrados).

Comparando-se os preços médios dos genéricos com os de referência de mesma apresentação, constatou-se que, em média, os medicamentos genéricos são 57,25% mais baratos do que os de referência, o que pode representar uma grande economia.

Por serem produzidos por diversos laboratórios, os medicamentos genéricos são, em geral, mais baratos. O órgão de defesa do consumidor alerta que " é bom lembrar que um genérico de um mesmo laboratório também pode apresentar preços diferentes entre as drogarias/farmácias. Logo, é essencial a pesquisa de preços sempre aliada à recomendação e prescrição médica".

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Dicas para o consumidor

Drogarias e farmácias devem etiquetar o medicamento com o preço de venda ao consumidor, não podendo ultrapassar o PMC (Preço Máximo ao Consumidor). Em 31 de março, as empresas produtoras de medicamentos foram autorizadas a reajustar os preços dos medicamentos.

Consulte a lista de PMC dos medicamentos no site da Anvisa

A Anvisa  determina que a venda de antibióticos, deverá ser feita com a apresentação de receita médica em duas vias, com validade de dez dias, a partir da sua emissão.

Sobre a pesquisa

Foram definidos os seguintes parâmetros para a pesquisa: "o levantamento, feito pessoalmente, dos preços em farmácia/drogaria (loja física), de médio e grande porte, escolhidas aleatoriamente, distribuídas pelas cinco regiões do município de São Paulo; foi pesquisado somente o medicamento de referência e o genérico de menor preço, independente do laboratório, encontrado no estabelecimento no dia da coleta; utilização como critério o “preço com desconto máximo para o cliente comum”, independe da exigência de cadastro do consumidor. Entendendo-se como cliente comum aquele que não possui nenhuma condição especial (aposentado, empresas, planos de saúde conveniados, etc.)".

Os resultados da pesquisa apontam que vários fatores são determinantes de preço neste segmento do mercado: a aplicação de descontos pode variar de acordo com as condições locais de mercado, rentabilidade da loja, condições comerciais de compra; em algumas drogarias de rede há políticas comerciais diferentes para cada canal de venda (loja física, telefone e site - loja virtual); e há redes que são regidas pelo sistema de franquia, não havendo uma política única de preços entre os franqueados.