Topo

Pesquisa aponta relação entre colesterol alto e Mal de Alzheimer

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

13/09/2011 12h24

Pessoas que apresentam colesterol alto têm maior risco a desenvolver Mal de Alzheimer, de acordo com estudo publicado nesta terça-feira (13), no "Neurology", jornal médico da Academia Americana de Neurologia.

"Descobrimos que elevados níveis de colesterol estavam significantemente relacionados às placas acumuladas entre as células nervosas, associadas ao Alzheimer", afirma o autor do estudo, Kensuke Sasaki, PhD da Kyushu University, em Fukuoka, no Japão.

O estudo testou o nível de colesterol de mais de 2.500 pessoas com idade entre 40 e 79 anos que não apresentavam nenhum sinal de possuir a doença de Alzheimer. Depois, analisaram o cérebro de 147 pessoas que morreram depois de um longo período de observação (10 a 15 anos). Desses, 34% foram diagnosticados com demência antes de morrer.

A autópsia buscou por placas e emaranhados no cérebro, sinais característicos da doença. Pessoas com nível de colesterol alto, mais de 5,8 mmol/L, possuíam muito mais placas no cérebro, mas o estudo não encontrou relação com os emaranhados.

No total, 86% dos indivíduos com colesterol alto tinham plaquetas, comparado com apenas 62% dos que tinham níveis normais ou baixos.

Além do colesterol aumentar o risco de doença de Alzheimer, Sasaki já havia descoberto que a resistência à insulina, um sinal de diabetes, pode ser outro fator de risco para placas no cérebro associadas à doença de Alzheimer.

"O estudo mostra que o colesterol alto pode contribuir, direta ou indiretamente, para a formação das placas no cérebro", conta Sasaki, "mas não existem ensaios clínicos que indiquem que drogas redutoras de colesterol podem ser usadas na prevenção de Alzheimer".

O estudo foi apoiado pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência e do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país.