Topo

Prêmio dá visibilidade a trabalhos inovadores na saúde pública

Do UOL

Em São Paulo

22/03/2012 11h11

O Prêmio Medical Services de Inovação em Saúde, voltado para médicos e profissionais de saúde, acaba de abrir inscrições para sua 4ª edição. O objetivo é incentivar e premiar projetos e ações que colaboram para a excelência da saúde pública.

Pesquisas para identificar o alvo no DNA dos tripanossomas responsáveis pelo Mal de Chagas e pela Doença do Sono - que podem abrir portas para o desenvolvimento de novos tratamentos - ou a criação de um guia de notificação que auxilie na identificação e prevenção de situações de risco no ambiente hospitalar, são algumas das iniciativas já premiadas.

O concurso está dividido em três categorias: “Profissionais de Saúde”, que contempla iniciativas já implementadas e trabalhos em desenvolvimento; “Doutorandos”, para estudantes de cursos da área da saúde; e “Medicina Tropical”, para profissionais que têm como foco trabalhos de prevenção e melhoria para o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias.

Este ano, uma categoria especial vai premiar as melhores práticas de dez municípios selecionados pelo “Qualidia”, projeto que busca capacitar profissionais de saúde no atendimento aos portadores de diabetes tipo 2, para que orientem seus pacientes no controle da doença por meio de alimentação adequada e medição diária da glicose. O projeto faz parte do Programa “Hiperdia”, lançado pelo Ministério da Saúde, para prevenção e atenção à hipertensão e ao diabetes.

A inscrição para a quarta edição do prêmio deverá ser feita diretamente no site até o dia 15 de abril. Mais informações sobre o regulamento e a premiação podem ser obtidas no endereço www.medicalservices.com.br. Há também um aplicativo para iPad que pode ser baixado por meio do link: http://itunes.apple.com/app/id494454348?mt=8&topo.