Topo

Nascidos entre 1945 e 1965 deve ser incentivados a fazer exame de hepatite C

The New York Times

23/08/2012 12h25

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendaram na semana passada que todos os americanos nascidos entre 1945 e 1965 façam o exame de hepatite C.

Os baby boomers (pessoas nascidas no período de explosão demográfica ocorrido após a Segunda Guerra Mundial) respondem por 75% dos casos de hepatite C nos Estados Unidos, embora representem apenas 27% do total da população. Representantes do governo estimam que a nova recomendação ajudará a identificar 800 mil pessoas com a infecção.

A hepatite C é um vírus transmitido através do sangue por compartilhamento de agulhas, transfusão ocorrida antes da introdução dos exames de rotina e outras exposições ao sangue infectado. O vírus também pode ser transmitido por meio de contato sexual.

Os baby boomers podem ter sido infectados décadas atrás sem ter conhecimento desse fato, afirmaram os CDC. Quarenta e cinco por cento das pessoas infectadas não relatam ter conhecimento de alguma exposição ao vírus.

É comum as pessoas infectadas não apresentarem sintomas. Com o tempo, porém, elas podem desenvolver câncer de fígado, cirrose ou outras doenças do fígado. Elas também podem passar a infecção para outras pessoas inadvertidamente.

Os CDC estão recomendando esse exame agora devido ao advento de tratamentos antivirais altamente eficazes, que podem curar a hepatite C em 75% dos casos. Também é importante que os baby boomers conheçam sua situação para poderem reconhecer as complicações da infecção à medida que envelhecem.