Topo

SP prorroga campanha de vacinação infantil até o fim do mês

Campanha foi prorrogada em São Paulo para que crianças de até cinco anos atualizem suas vacinas - Paulo Cesar Alexandrowitsch/Sec. Est. de Saúde de SP/Divulgação
Campanha foi prorrogada em São Paulo para que crianças de até cinco anos atualizem suas vacinas Imagem: Paulo Cesar Alexandrowitsch/Sec. Est. de Saúde de SP/Divulgação

Do UOL

Em São Paulo

24/08/2012 17h21

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de multivacinação para crianças menores de cinco anos até o fim do mês. Os postos de saúde abrem de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Balanço divulgado nesta sexta-feira (24) mostra que, até o momento, 1,4 milhão de crianças passou pelos postos de saúde do Estado. Até a próxima sexta (31), nova data de encerramento, o governo espera imunizar o restante das 2,9 milhões de crianças.

A campanha oferece doses contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também foi disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

O objetivo do programa é atualizar a carteira de vacinação infantil. Caso os pais tenham perdido o documento, é recomendado visitar o posto de saúde onde as crianças foram vacinadas anteriormente para que os agentes verifiquem a ficha de registro no arquivo.

“Esta campanha é fundamental para proteger as crianças contra doenças transmissíveis e que podem ser perigosas. Estamos fazendo um verdadeiro mutirão para ampliar a cobertura vacinal no Estado e erradicadas as doenças como a poliomielite e o sarampo, além de reforçar o controle das doenças imunopreveníveis”, afirma a médica pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.