Topo

Lavar com chuveirinho não diminui risco de engravidar após relação

Algumas garotas ficam tão tensas com a possibilidade de engravidar que a menstruação atrasa - Arte UOL
Algumas garotas ficam tão tensas com a possibilidade de engravidar que a menstruação atrasa Imagem: Arte UOL

Do UOL

Em São Paulo

24/01/2013 07h00

Um dos receios mais comuns das mulheres que não adotam nenhum método anticoncepcional é o de ter engravidado após uma relação. Ou porque a camisinha estourou, ou porque o preservativo não foi usado.

"Não adianta subir e descer escada, lavar com chuveirinho, ou colocar refrigerante dentro da vagina", comenta Jairo Bouer, referindo-se a alguns mitos que são propagados por aí. "Poucos segundos após a ejaculação, os espermatozoides já estão dentro do colo do útero e aí fica impossível removê-los usando qualquer um desses recursos", esclarece o médico e colunista do UOL.

O que fazer? Ligar para o ginecologista, contar o que aconteceu e avaliar a possibilidade de usar a pílula do dia seguinte. O recurso só pode ser utilizado até 72 horas após a relação (de preferência, nas primeiras 24 horas). "Mas não tome a pílula por conta própria", avisa Bouer.

O médico também explica que muitas garotas ficam tão nervosas com o medo de uma possível gravidez, que essas alterações emocionais alteram o ciclo e a menstruação atrasa. A saída, nesses casos, também é buscar orientação do ginecologista e fazer um teste de gravidez.

O colunista reforça a importância de se prevenir uma gravidez indesejada com o uso da camisinha (desde o começo da relação), ou com um método anticoncepcional.

Assista à íntegra do programa @saúde, com Jairo Bouer