Topo

Jovens hipertensos são mais bem-sucedidos nos estudos, segundo estudo

The New York Times

24/05/2013 15h26

A pressão arterial alta em adolescentes pode ter um lado positivo. Um novo estudo sugere que adolescentes hipertensos são mais bem-sucedidos nos estudos e têm menos problemas emocionais e comportamentais que adolescentes com pressão arterial normal.

Pesquisadores alemães realizaram exames físicos em 7.688 jovens de 11 a 17 anos, de ambos os sexos, e descobriram que quase 11% deles tinham hipertensão. Eles forneceram aos participantes e seus pais dois questionários bem validados sobre sofrimento psicológico e qualidade de vida. O resultado está na edição de maio do periódico Psychosomatic Medicine.

Como seria de se esperar, os jovens com hipertensão estavam mais propensos a estar acima do peso, passavam mais tempo em frente à televisão ou ao computador e estavam mais propensos a se sentirem fora de forma.

Mesmo após a inclusão de diversas variáveis, os pesquisadores descobriram que os jovens hipertensos tinham desempenho escolar melhor, autoestima mais alta e estavam menos propensos a relatar sintomas de hiperatividade. Os pais dos jovens hipertensos classificaram seus filhos como menos angustiados e mais satisfeitos com suas vidas que os pais de crianças cuja pressão arterial era normal.

Por que isso ocorre? Christoph Herrmann-Lingen, autor sênior do estudo e professor de medicina psicossomática da Universidade de Gottingen, sugere que a pressão arterial alta talvez estimule as fibras nervosas cerebrais que acalmam os sentimentos negativos, criando um ciclo de reações biológicas.

"Se as pessoas descobrem que a pressão arterial alta faz com que se sintam melhor", afirmou "elas talvez a percebam como uma resposta condicionada ao estresse".