Topo

Nem sempre os aditivos dos alimentos são culpados pelas reações alérgicas

Um novo experimento mostrou que pessoas que culpam corantes ou conservantes em alimentos pela alergia estão provavelmente enganadas - Getty Images/iStockphoto
Um novo experimento mostrou que pessoas que culpam corantes ou conservantes em alimentos pela alergia estão provavelmente enganadas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do The New York Times

01/04/2014 07h00

As pessoas muitas vezes culpam aditivos como corantes, conservantes, emulsificantes e realçadores de sabor pelo surgimento de reações alérgicas e erupções cutâneas. Entretanto, um novo experimento randomizado mostrou que elas estão provavelmente enganadas.
 
Pesquisadores realizaram testes de tolerância oral - no qual os pacientes ingerem alimentos suspeitos e esperam pela reação - em 100 pessoas que já tinham tido irritações de pele de causa desconhecida, o que os médicos costumam chamar de urticária, durante seis semanas ou mais.

Eles testaram 11 dos aditivos que normalmente causam reações alérgicas, incluindo aspartame, glutamato monossódico, corante amarelo FD&C 6, nitritos e nitratos. Entre os pacientes, 43 afirmaram que tiveram reações alérgicas a esses aditivos.
 
Em um experimento de ocultação simples, em que o médico sabia que substância estava sendo analisada, embora os pacientes a desconhecessem, dois pacientes desenvolveram reações alérgicas cutâneas.

Porém, em um experimento duplo-cego realizado em seguida, em que médicos e pacientes desconheciam a substância analisada, os dois pacientes não tiveram reações alérgicas.
 
Nenhum dos pacientes teve reações aos 11 aditivos, nem apresentou sintomas gastrointestinais e respiratórios ou outro tipo de sintoma. As descobertas foram publicadas na edição de março do periódico The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice.
 
"Quem tem urticária crônica não precisa evitar certos tipos de alimentos por causa de seus aditivos", afirmou a Dra. Jessica P. Rajano, principal autora do estudo, da Clínica Scripps, de San Diego.