Topo

Britânico curado de ebola vai aos EUA doar sangue para paciente infectado

O enfermeiro britânico William Pooley, 29, se recuperou do ebola - Zumapress/Xinhua/National News
O enfermeiro britânico William Pooley, 29, se recuperou do ebola Imagem: Zumapress/Xinhua/National News

18/09/2014 10h48

O enfermeiro britânico William Pooley, que sobreviveu ao vírus ebola, viajou para os Estados Unidos para doar sangue para um paciente americano que luta contra a doença. A transfusão de sangue é uma medida experimental para tratar pacientes infectados pelo ebola.

Pooley foi contaminado pelo vírus enquanto trabalhava em Serra Leoa e retornou para Londres para receber tratamento. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, ele obteve um passaporte de emergência para que pudesse ir para os Estados Unidos doar sangue, já que seu documento anterior foi queimado, como medida para impedir a transmissão da doença.

O paciente americano que receberá o sangue de Pooley não teve a identidade divulgada. A transfusão de sangue é uma das terapias alternativas para o tratamento contra o ebola, já que os cientistas acreditam que os anticorpos no sangue de pessoas que sobreviveram ao vírus podem ajudar outras pessoas infectadas com a doença.

Desde o início do ano, a epidemia do ebola, a pior desde seu surgimento, em 1976, deixou mais de 2.400 mortos e infectou mais de 5.000 pessoas em Libéria, Serra Leoa e Guiné, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu, na última terça-feira (16), quase um bilhão de dólares para combater o ebola na África, o dobro do valor pedido há menos de um mês. A organização estima que até o fim do ano 20.000 casos de ebola serão registrados. Dos 987,8 milhões de dólares pedidos pela ONU, quase a metade será destinada à Libéria. (Com AP)