Topo

Funcionários filmam rato correndo em pronto-socorro em Palmas

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/09/2015 19h26

Funcionários do Hospital Geral de Palmas (HGP), em Tocantins, flagraram um rato correndo nas dependências do pronto-socorro na manhã desta terça-feira (15). A presença do animal causou pânico entre os profissionais que trabaham no local. A Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) informou que o ocorrido é um "caso isolado".

O "passeio" do rato foi filmado por um dos funcionários. O rato corre entre as macas e as cadeiras enquanto uma pessoa tenta capturá-lo com a mão protegida por uma luva. Duas enfermeiras que estavam no espaço gritam com medo e o animal se esconde.

Segundo uma médica que estava no plantão nesta terça-feira no HGP, que pediu para não ser identificada, é comum ratos aparecerem nas dependências do pronto-socorro, colocando risco a saúde dos profissionais e pacientes. A médica colocou o vídeo no Facebook e reclamou da falta de controle do hospital quanto à presença de animais.

"Começo o dia com sentimento de revolta... No ambiente onde deveria reinar a limpeza, ratos circulando. Onde está a vigilância sanitária, que é extremamente exigente com o serviço de saúde privado e no entanto, debaixo de seus narizes, acontece uma coisa dessas? Providências, Sesau!!! Menos mimimi", escreveu a médica na rede social.

A Sesau justificou, em nota, que regularmente são realizadas medidas de prevenção e controle de pragas, como baratas, formigas, moscas, pernilongo, ratos e outros nas áreas interna e externa do HGP. A secretaria não informou se haverá dedetização esta semana para matar o rato e outros animais peçonhentos que possam estar no ambiente hospitalar.

“O hospital está solicitando o apoio da Vigilância Sanitária para fiscalização no entorno da unidade com vistas a ampliar o combate a pragas nos prédios comerciais, restaurantes e etc”, informou a nota.

O UOL tentou contato com a Vigilância Sanitária, mas foi informado que a própria Sesau era responsável pelo posicionamento das ações das equipes em ambiente hospitalar. A secretaria não informou se há atuação da Vigilância Sanitária dentro do HGP.