Topo

Conheça a doença que levou o bebê de Rafa Brites e Andreoli para a UTI

VSR pode ter consequências graves em bebês prematuros ou que tenham doenças pulmonares ou cardíacas Imagem: Getty Images

Fernando Cymbaluk

Do UOL, em São Paulo

24/03/2017 15h59

Pais de bebês recém-nascidos precisam tomar cuidado para não expor os pequeninos a doenças transmitidas pela tosse, espirro ou contato com pessoas resfriadas. Um desses males é o vírus sincicial respiratório (VSR). Ele costuma se manifestar apenas como um leve resfriado na maioria dos bebês. Mas quando a criança é prematura ou possui alguma doença pulmonar ou cardíaca, as consequências podem ser internação na UTI por vários dias ou até a morte.

O filho dos apresentadores Felipe Andreoli e Rafa Brites teve uma bronquiolite em consequência da infecção pelo VSR. "É uma inflamação dos brônquios, que causa cansaço, dificuldade respiratória, tosse e falta de ar", explica Renato Kfouri, médico e diretor da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Imunizações. Quando o VSR provoca a bronquiolite, a taxa de mortalidade alcança 4%.

Segundo uma postagem feita por Rafa Brites no Instagram, seu bebê ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por seis dias. Ele voltou para casa na quarta-feira (22).

De acordo com Kfouri, nestes casos graves, os bebês podem ter de ficar até 10 dias em incubadoras na UTI. Não existe remédio que combata o vírus. O tratamento feito é de suporte, com hidratação, nutrição e fisioterapia, para que o próprio organismo da criança combata o vírus - o que acontece ao longo de até duas semanas.

O que pode ser dado é um imunizante. Não se trata de uma vacina, mas de uma substância com anticorpos artificiais que combatem o vírus caso ele entre no organismo do bebê. No entanto, segundo Kfouri, uma estratégia pensada pelos especialistas para o futuro é vacinar as gestantes como forma de proteção indireta o bebê - o que já ocorre com vacinas contra gripe e coqueluche.

O VSR circula durante o ano inteiro, mas é preponderante em algumas estações do ano. Ele aparece mais precocemente nas regiões Norte e Nordeste, entre janeiro a maio. Já nas regiões Sul e Sudeste e Centro-Oeste, a temporada de maior circulação do vírus se dá no outono e inverno, entre março e julho.

Imunizante é oferecido gratuitamente pelo SUS

"O imunizante precisa ser utilizado por bebês vulneráveis, eles não devem deixar de tomar", diz Kfouri. A substância deve ser dada a todo bebê prematuro nascido com até 28 semanas de gestação, durante o primeiro ano de vida, para bebês com displasia broncopulmonar e cardiopatias congênitas, até os dois anos de idade.

O imunizante é oferecido de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2012, e deve ser prescrito pelo médico nos casos em que é recomendado. O período de imunização varia de acordo com a época de maior circulação do vírus, e cada Estado pode ter uma forma diferente de fornecer o medicamento.

Pessoas resfriadas é que transmitem o vírus para bebês

A maioria dos bebês pega o VSR nos primeiros anos de vida. Contudo, o vírus não causa imunidade de longo prazo. Por isso, existem chances de novas infecções com o passar dos anos. E o que pode ser um pequeno resfriado para jovens e adultos, é uma grande ameaça para os bebês que precisam de mais cuidados.

Adolescentes e adultos são as principais fontes de contaminação do bebê. Quem infecta é o irmão mais velho que visita no hospital, o adulto que chega com resfriado em casa" Kfouri

O vírus é transmitido pelo ar, pela tosse e espirro, e mais frequentemente por meio de objetos. "É quando a pessoa espirra, não lava a mão e encosta em superfícies", diz o médico. Profissionais de saúde também precisam tomar cuidado para não contaminar materiais como canetas, pias, torneiras, estetoscópio. O vírus sobrevive por cerca de uma hora no ambiente.

Quais cuidados tomar?

Quem visita ou entra em contato com bebês recém-nascidos prematuros ou com alguma outra vulnerabilidade, deve sempre lembrar de lavar as mãos com frequência e usar lenços descartáveis em caso de tosse e coriza.

A casa onde o bebê mora deve ser mantida sempre arejada, e as superfícies dos objetos devem ser limpas. Os pais precisam evitar expor a criança a ambientes fechados, com aglomeração de pessoas e com fumaça de cigarro.

Rafa Brites compartilhou no Instagram relato sobre internação do filho por VSR

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça a doença que levou o bebê de Rafa Brites e Andreoli para a UTI - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias