Topo

Governador do CE vê com 'preocupação' saída repentina de médicos cubanos

Médicos cubanos desembarcam em Fortaleza em 2013 - Jarbas Oliveira/Folhapress
Médicos cubanos desembarcam em Fortaleza em 2013 Imagem: Jarbas Oliveira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

16/11/2018 12h12

Em mensagem publicada nas redes sociais nesta sexta-feira, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), reeleito para um segundo mandato, disse que vê "com muita preocupação a repentina saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos". 

"Isso deverá causar um enorme prejuízo, principalmente em alguns municípios onde os médicos cubanos desempenham importante papel nas unidades básicas de saúde", escreveu.

Painel de monitoramento do programa mostra que, dos 8.400 cubanos participantes, 444 estão no Ceará, em 444 municípios.

No interior do Estado, o município de Morada Nova, com 62 mil habitantes, 21 médicos atuando na cidade são cubanos. 

Segundo o Ministério da Saúde, ainda neste mês será lançado um edital para substituição dos profissionais cubanos. Eles voltarão à ilha caribenha, depois de o governo de lá romper a participação no programa.

O governo de Cuba diz ter tomado a decisão por conta das declarações de Jair Bolsonaro. Em nota, Cuba critica o presidente eleito por "questionar a preparação dos nossos médicos".

Bolsonaro criticou o programa em diversas ocasiões e disse que, para permanecer no país, os cubanos precisariam se submeter ao Revalida - exame de aptidão médica aplicado aos estrangeiros. A exigência foi suprimida para os cubanos, diante da dificuldade de levar médicos para o interior do país.