Câmara vota projeto que libera emendas; Dino pede discussão de regras
Ler resumo da notícia
A semana pré-Carnaval em Brasília será marcada mais uma vez pela discussão em torno das emendas parlamentares. Na última quarta-feira, o Senado aprovou um projeto que permite "ressuscitar" R$ 4,6 bilhões em emendas de comissão, que ficaram conhecidas como orçamento secreto e tinham sido canceladas pelo STF.
A Câmara vota este projeto na terça-feira, mas o ministro Flávio Dino, do STF, convocou para dois dias depois uma audiência com representantes do Congresso Nacional e do Executivo para discutir o cumprimento das regras de transparência na destinação das emendas.
O presidente Lula faz mais viagens pelo Brasil e a expectativa maior está no encontro que terá com o adversário político Tarcísio de Freitas, o governador de São Paulo. Os dois estarão em Santos, no litoral paulista, na quinta-feira, em evento de lançamento do edital do projeto do túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá. No sábado, Lula vai a Montevidéu para a posse do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi.
Na economia, o IBGE divulga na terça a prévia da inflação de fevereiro. No mês passado a inflação oficial perdeu força e ficou em 0,16%, mas a previsão do mercado financeiro para 2025 subiu, passando de 5,58% para 5,6%. A semana terá ainda a divulgação de dados sobre emprego e desemprego.
No esporte ocorrem as quartas de final do Campeonato Paulista e as semifinais do Carioca, além dos jogos de volta de Bahia e Corinthians na fase preliminar da Libertadores, e da final da Recopa Sul-Americana entre Botafogo e Racing.
Veja outros destaques:
SEGUNDA, 24
- O presidente Lula viaja para o Rio Grande do Sul onde participa da assinatura do primeiro contrato do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras.
- Em São Paulo ocorre um ato pela memória do teatro Ventoforte com representantes do Ministério da Cultura e da Funarte. A sede do teatro foi demolida pelo governo do estado de São Paulo se aviso prévio, segundo seus freqüentadores.
- Na Argentina, a Arquidiocese de Buenos Aires celebra uma missa pela saúde do papa Francisco na Plaza Constitución.
TERÇA, 25
- A Câmara dos Deputados deve votar o projeto de lei, aprovado pelo Senado na semana passada, que libera o pagamento de emendas parlamentares que foram suspensas pelo STF no fim do ano passado.
- O IBGE divulga a prévia da inflação para o mês de fevereiro.
- Pela Libertadores, o Bahia enfrenta o The Strongest, da Bolívia. No primeiro jogo as equipes empataram em 1 a 1
QUARTA, 26
- IBGE divulga resultados preliminares do Censo Escolar 2022: dados de frequência escolar, nível de instrução, número médio de anos de estudo e área do curso de graduação concluído.
- Ministério do trabalho divulga dados sobre empregabilidade.
- Pela Libertadores, o Corinthians faz o jogo de volta contra o Universidad Central, da Venezuela. No jogo de ida o clubes empataram em 1 a 1.
QUINTA, 27
- Lula viaja para São Paulo e participa, em Santos, do lançamento do edital de concessão do túnel Santos-Guarujá. O governador Tarcísio de Freitas também participa do evento,
- No STF, o ministro Flávio Dino realiza audiência com representantes do Congresso e do Executivo para discutir o cumprimento das regras de transparência na destinação de emendas parlamentares.
- IBGE divulga taxa de desemprego no mês de janeiro.
- O Botafogo decide a final da Recopa Sul-Americana contra o Racing. No primeiro jogo os argentinos venceram por 2 a 0.
SEXTA, 28
- No STF, a 1ª Turma começa o julgamento de três parlamentares do PL acusados de vender emendas. Será o primeiro julgamento sobre o tema desde que o STF vem endurecendo as regras e exigindo transparência do Congresso.
SÁBADO, 1º
- Lula viaja para Montevidéu para participar da posse do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi.
- Quartas de final do Campeonato Paulista, ainda sem horário definido.
- Semifinal do Campeonato Carioca, ainda sem horário definido.
DOMINGO, 2
- Quartas de final do Campeonato Paulista, ainda sem horário definido.
- Semifinal do Campeonato Carioca, ainda sem horário definido.
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Ricardo Santa Maria Marins
Todos sabiam que eles vão aprontar no carnaval enquanto todo mundo está distraído. Nenhuma novidade. Fechem o Congresso Nacional e o BRASIL avançará no tempo e espaço. Eles são a DESGRAÇA e o ATRASO do BRASIL e do POVO brasileiro. OPINIÂO!
Pedro Tadeu Abuyagui Vieira
Legado do BOZO!! Prop..ina do PIX!!! Essa nem 9F DESC.. conseguiria fazer melho
Antonio Jose Castanho Jackes
Com certeza, se o Congresso não conseguir as emendas, vai entrar com recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos contra o STF.