Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Câmara vota projeto que libera emendas; Dino pede discussão de regras

A semana pré-Carnaval em Brasília será marcada mais uma vez pela discussão em torno das emendas parlamentares. Na última quarta-feira, o Senado aprovou um projeto que permite "ressuscitar" R$ 4,6 bilhões em emendas de comissão, que ficaram conhecidas como orçamento secreto e tinham sido canceladas pelo STF.

A Câmara vota este projeto na terça-feira, mas o ministro Flávio Dino, do STF, convocou para dois dias depois uma audiência com representantes do Congresso Nacional e do Executivo para discutir o cumprimento das regras de transparência na destinação das emendas.

O presidente Lula faz mais viagens pelo Brasil e a expectativa maior está no encontro que terá com o adversário político Tarcísio de Freitas, o governador de São Paulo. Os dois estarão em Santos, no litoral paulista, na quinta-feira, em evento de lançamento do edital do projeto do túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá. No sábado, Lula vai a Montevidéu para a posse do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi.

Na economia, o IBGE divulga na terça a prévia da inflação de fevereiro. No mês passado a inflação oficial perdeu força e ficou em 0,16%, mas a previsão do mercado financeiro para 2025 subiu, passando de 5,58% para 5,6%. A semana terá ainda a divulgação de dados sobre emprego e desemprego.

No esporte ocorrem as quartas de final do Campeonato Paulista e as semifinais do Carioca, além dos jogos de volta de Bahia e Corinthians na fase preliminar da Libertadores, e da final da Recopa Sul-Americana entre Botafogo e Racing.

Veja outros destaques:

SEGUNDA, 24

  • O presidente Lula viaja para o Rio Grande do Sul onde participa da assinatura do primeiro contrato do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras.
  • Em São Paulo ocorre um ato pela memória do teatro Ventoforte com representantes do Ministério da Cultura e da Funarte. A sede do teatro foi demolida pelo governo do estado de São Paulo se aviso prévio, segundo seus freqüentadores.
  • Na Argentina, a Arquidiocese de Buenos Aires celebra uma missa pela saúde do papa Francisco na Plaza Constitución.

TERÇA, 25

Continua após a publicidade
  • A Câmara dos Deputados deve votar o projeto de lei, aprovado pelo Senado na semana passada, que libera o pagamento de emendas parlamentares que foram suspensas pelo STF no fim do ano passado.
  • O IBGE divulga a prévia da inflação para o mês de fevereiro.
  • Pela Libertadores, o Bahia enfrenta o The Strongest, da Bolívia. No primeiro jogo as equipes empataram em 1 a 1

QUARTA, 26

  • IBGE divulga resultados preliminares do Censo Escolar 2022: dados de frequência escolar, nível de instrução, número médio de anos de estudo e área do curso de graduação concluído.
  • Ministério do trabalho divulga dados sobre empregabilidade.
  • Pela Libertadores, o Corinthians faz o jogo de volta contra o Universidad Central, da Venezuela. No jogo de ida o clubes empataram em 1 a 1.

QUINTA, 27

  • Lula viaja para São Paulo e participa, em Santos, do lançamento do edital de concessão do túnel Santos-Guarujá. O governador Tarcísio de Freitas também participa do evento,
  • No STF, o ministro Flávio Dino realiza audiência com representantes do Congresso e do Executivo para discutir o cumprimento das regras de transparência na destinação de emendas parlamentares.
  • IBGE divulga taxa de desemprego no mês de janeiro.
  • O Botafogo decide a final da Recopa Sul-Americana contra o Racing. No primeiro jogo os argentinos venceram por 2 a 0.

SEXTA, 28

Continua após a publicidade
  • No STF, a 1ª Turma começa o julgamento de três parlamentares do PL acusados de vender emendas. Será o primeiro julgamento sobre o tema desde que o STF vem endurecendo as regras e exigindo transparência do Congresso.

SÁBADO, 1º

  • Lula viaja para Montevidéu para participar da posse do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi.
  • Quartas de final do Campeonato Paulista, ainda sem horário definido.
  • Semifinal do Campeonato Carioca, ainda sem horário definido.

DOMINGO, 2

  • Quartas de final do Campeonato Paulista, ainda sem horário definido.
  • Semifinal do Campeonato Carioca, ainda sem horário definido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

4 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Ricardo Santa Maria Marins

Todos sabiam que eles vão aprontar no carnaval enquanto todo mundo está distraído. Nenhuma novidade. Fechem o Congresso Nacional e o BRASIL avançará no tempo e espaço. Eles são a DESGRAÇA e o ATRASO do BRASIL e do POVO brasileiro. OPINIÂO!

Denunciar

Pedro Tadeu Abuyagui Vieira

Legado do BOZO!!  Prop..ina do PIX!!! Essa nem 9F DESC.. conseguiria fazer melho

Denunciar

Antonio Jose Castanho Jackes

Com certeza, se o Congresso não conseguir as emendas, vai entrar com recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos contra o STF.

Denunciar