Topo

Esse conteúdo é antigo

É triste o Brasil precisar do Judiciário na saúde pública, diz imunologista

Do UOL, em São Paulo

13/12/2021 13h56

Para o imunologista Gustavo Cabral, colunista de VivaBem, "é um pouco triste" que o Brasil não possa depender apenas do Poder Executivo para executar ações na área de saúde pública, como é o caso do passaporte da vacina contra covid-19 nos aeroportos.

"A gente tem que precisar do Judiciário para ter uma ação de saúde pública. Isso é inadmissível, inaceitável", disse Gustavo Cabral ao UOL News - Tarde, colunista do UOL.

A crítica do imunologista veio na esteira de, no último sábado (11), o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), ter determinado a obrigatoriedade da exigência do passaporte da vacina para viajantes.

Relacionadas

A decisão do ministro, que respondeu a uma ação feita pela Rede, contraria o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que, não seguindo recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), descartou instituir o passaporte da vacina.

Na última terça-feira (07), o governo havia anunciado que iria impor quarentena de cinco dias e um teste RT-PCR a viajantes não vacinados que quisessem entrar no Brasil, em vez de adotar o comprovante de vacinação.

Para Barroso, porém, teste negativo ou quarentena não podem ser opções para o certificado de vacinação, pois não são medidas de fácil controle, impedindo a efetivação da medida.

Para Cabral, a decisão de Barroso veio em boa hora para reduzir a entrada de pessoas infectadas no país — "inclusive trazendo outras variantes que provavelmente nós ainda não detectamos", disse.

Com notícias, opiniões e entrevistas, o UOL News - Tarde, apresentado por Fabíola Cidral, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), no Canal UOL. O programa pode ser acompanhado ao vivo pelo UOL Play e pelo canal do UOL no YouTube.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É triste o Brasil precisar do Judiciário na saúde pública, diz imunologista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus