Topo

Atletas de elite correm mais risco de desenvolver artrite, diz estudo

19/12/2011 12h45

Atletas de elite do sexo masculino que participam de esportes de alto contato, como futebol, rúgbi e futebol americano, têm um risco maior de desenvolver osteoartrite nos joelhos e quadris do que homens que fazem pouco ou nenhum exercício, mostrou um estudo sueco.

Havia um risco duas vezes maior em jogadores de futebol ou handball, e três vezes maior em jogadores de hóquei no gelo, acrescentaram os pesquisadores, cujo estudo foi publicado no American Journal of Sports Medicine.

A osteoartrite, também chamada de artrose, ocorre quando a cartilagem que amortece as articulações se desgasta. Isso faz com que os ossos entrem em atrito, o que pode provocar dores, inchaços e movimentos limitados.

"A osteoartrite de quadril e joelho é mais encontrada em ex-atletas do sexo masculino do que o esperado", escreveu o coautor Magnus Tveit da Universidade Lund, na Suécia.

"Uma lesão prévia no joelho está associada com a osteoartrite no joelho em ex-atletas de esportes de impacto, mas não em atletas de esportes de não impacto."

O estudo incluiu mais de 700 atletas suecos aposentados, com idades entre 50 e 93 anos, que praticaram esportes em nível profissional e olímpico, e quase 1.400 homens da mesma idade que se exercitaram pouco ou nada.

O grupo de atletas aposentados incluía homens envolvidos em esportes de muito contato, como futebol e hóquei, e os que participaram em esportes de nenhum contato, como corrida, natação ou ciclismo.

O risco de desenvolver artrite nos quadris ou joelhos era 85% maior em atletas de elite. Em atletas que foram submetidos a cirurgias nas articulações, o risco mais que dobrava.

O risco para os que praticavam pouco ou nenhum exercício era de 19%.

"Exercícios regulares são importantes para a saúde e o bem-estar, mas certos tipos de exercício expõem a pessoa a um risco maior de lesões", disse Joseph Buckwalter, que estuda osteoartrite e medicina esportiva na Universidade de Iowa e que não fez parte do estudo.

"Atletas de elite praticam esportes que exigem mais fisicamente e requerem esforço, então estão sob um risco maior de lesões nas articulações e lesões repetitivas nas articulações."

Embora o estudo tenha encontrado pouco impacto sobre atletas jovens ou de fins de semana, há algumas lições para alguns deles, acrescentou Tveit.

"Se você for um corredor de meia idade e acima do peso, que quer correr em um nível intenso, há maneiras melhores de ficar em forma sem correr risco de uma lesão no joelho", afirma.

Especialistas concordam que a atividade física, independentemente do tipo de esporte, traz benefícios para a saúde que superam o risco de artrite, e recomendam esportes com menos riscos de lesões, como natação, ciclismo, corrida moderada e yoga.