Topo

É seguro congelar alimentos que já foram descongelados?

Antônio Gaudério/Folhapress
Imagem: Antônio Gaudério/Folhapress

Roni Caryn Rabin

09/10/2015 09h36

A ideia de que não podemos congelar alimentos descongelados "é um mito", de acordo com Tina Hanes, nutricionista registrada no Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura dos EUA. Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta -- na geladeira, não na pia da cozinha -- e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina. "É seguro recongelar carne crua, desde que ela não esteja estragada, acrescentou.

Entretanto, você nunca deve descongelar carnes, aves, peixes ou frutos do mar na pia da cozinha, deixando-os à temperatura ambiente ou colocando-os em água quente, "porque as bactérias gostam do calor, assim como nós, e se multiplicam rapidamente à temperatura ambiente. Descongelar na pia não é seguro e ponto final. Isso nunca deve ser feito".

Também não se deve recongelar carnes ou peixes crus que foram descongelados no micro-ondas ou na água fria, afirmou. Quando o alimento congelado entra em contato com água, é importante mantê-lo em uma embalagem plástica e trocar a água a cada 30 minutos, até que ele esteja completamente descongelado; a carne deve ser preparada logo em seguida. Não se pode devolvê-la à geladeira, nem ao congelador.

Além disso, não é bom deixar carne crua descongelada na geladeira por muito tempo antes de devolvê-la ao congelador, pois ela pode estragar. Alimentos estragados geralmente tem odor ruim ou "estranho" e ficam grudentos. O site de segurança alimentar do Ministério da Agricultura dos EUA, foodsafety.gov (em inglês), conta com uma tabela de alimentos e a respectiva recomendação de quanto tempo devem ser mantidos na geladeira. O frango, por exemplo, deve ser consumido ou recongelado até dois dias depois de ter sido descongelado na geladeira, um processo que demora em média um dia inteiro. Peixes, camarões e mariscos também devem ser consumidos (ou recongelados) dentro de um ou dois dias. O site oferece inclusive dicas de métodos seguros para descongelar alimentos.

Alguns alimentos não perecíveis, como pães ou bolos, podem ser descongelados à temperatura ambiente; basta seguir as instruções contidas na embalagem.

"É possível recongelar qualquer coisa que tenha sido manuseada da forma correta", disse Tina, afirmando que é seguro descongelar e recongelar frutas, vegetais, pães, bolos, alimentos processados e outros itens. No entanto, o processo pode afetar a textura, o sabor e a coloração dos alimentos, deixá-los moles, secos ou menos apetitosos.