Topo

Quer perder peso neste período de festas? Tente contar garfadas

Imagem: Karsten Moran/ The New York Times

Gretchen Reynolds

04/12/2015 14h23

A temporada de festas é famosa por arruinar as cinturas. Mas um novo estudo sugere que talvez seja possível evitar o ganho de peso e até mesmo perder alguns quilos nas próximas semanas tomando nota de todas as vezes que colocarmos comida ou bebida na boca.

Está estabelecido cientificamente e também é lógico que para perder peso precisamos consumir menos calorias do que nossos corpos queimam a cada dia. Ao fazer isso, criamos um déficit interno de energia. Privado de combustível suficiente nas refeições do dia, nossos corpos se voltam para a energia armazenada, principalmente na forma de gordura corporal, para se abastecer, e perdemos peso.

Mas, para produzir esse resultado desejável, precisamos nos comprometer a contar calorias, e "as pessoas odeiam contar calorias", afirma Josh West, professor associado de Ciências da Saúde da Universidade Bringham Young, que coordenou o novo estudo, recentemente publicado na Advances in Obesity, Weight Management & Control.

Contar calorias é, no final das contas, complicado e leva tempo, explica ele, e requer que você saiba quantas [calorias] os alimentos que você ingere têm, quanto de cada coisa você come por dia, e quantas calorias o seu corpo usa diariamente.

"A maioria das pessoas não sabe essas coisas e não quer aprender. Elas ficam aborrecidas porque parece muito complexo", avisa West.

Por isso, ele e seus colegas recentemente começaram a considerar outras maneiras de incitar a perda de peso, uma busca que os levou à contagem de garfadas.

Sugerir que a pessoa que quer perder peso conte quantas vezes leva comida à boca não é uma ideia nova. Muitos programas de emagrecimento pedem que os candidatos mastiguem devagar e com consciência, prestando atenção à experiência sensorial de comer.

Mas West queria fazer mais do que pedir para as pessoas mastigarem com consciência. Ele começou a se perguntar se, incentivando a contagem de garfadas, poderia ajudar as pessoas, quase sem que elas soubessem, a diminuir a quantidade de calorias que consomem.

Para responder essa pergunta, ele e seus colegas recrutaram 61 homens e mulheres com sobrepeso ou obesos de uma faculdade. Eles tinham entre 18 e 65 anos e disseram que queriam emagrecer.

Os pesquisadores pesaram e mediram os voluntários e forneceram uma introdução de dez minutos sobre a contagem de garfadas, que envolve acompanhar quantas vezes você mastiga ou engole. Toda comida e bebida, menos água, deve ser contada.

Os pesquisadores pediram aos voluntários que escrevessem o número de vezes que levavam comida à boca depois de cada refeição e lanche e, no final do dia, mandassem para eles. Disseram também aos voluntários para não mudar seus hábitos alimentares -- pelo menos no começo.

Depois de uma semana, os pesquisadores calcularam a média de garfadas diárias de cada voluntário. Dessa vez, 16 voluntários deixaram a pesquisa. Vários disseram que contá-las havia sido muito difícil, e outros citaram questões médicas ou pessoais.

Os pesquisadores então pediram para metade do grupo que restou para reduzir a contagem de garfadas em 20 por cento, e os outros para diminuir em 30 por cento. Os cientistas aconselharam os dois grupos a se concentrar em comer alimentos que os satisfizessem, porque estariam comendo menos, mas não deram qualquer outro conselho nutricional.

Todos os dias pelo mês seguinte, os voluntários fizeram relatos de sua contagem e, a cada semana, foram ao laboratório para ser pesados.

No final do mês, os participantes nos dois grupos haviam perdido uma média de pouco mais de 1,5 quilo.

O interessante é que a perda de peso havia sido praticamente a mesma em pessoas que cortaram o número de garfadas em 20 e 30 por cento. Isso sugere, diz West, que aqueles do grupo que cortou 30 por cento provavelmente ingeriram alimentos mais calóricos.

Ele diz que os voluntários nos dois grupos relataram que contar garfadas pareceu "algo fácil de fazer e tolerável", mas lembra que quem achou o processo particularmente complicado provavelmente abandonou a pesquisa na primeira semana.

O estudo foi pequeno e curto, e não mostrou se as pessoas continuariam a contagem em um longo período de tempo e se manteriam a perda de peso.

Mas as descobertas sugerem, segundo West, que contar as garfadas pode ser válido para quem quer emagrecer e fica intimidado com a contagem de calorias.

West afirma que testou o método em si mesmo por três anos sem ganhar de volta os quilos que perdeu no início e sem diminuir seu prazer pela comida.

Para contar o número de vezes que você leva comida à boca durante as festas de final de ano, no entanto, é preciso primeiro determinar sua média diária. O ideal é começar agora. Tome nota de cada vez que você der uma garfada ou uma mordida. Durante as festas, mantenha ou diminua esse número -- uma redução de 20 por cento parece ser eficaz para a perda de peso, explica West.

A contagem, claro, não livra você de continuar prestando atenção às regras básicas de nutrição, afirma West. Concentrar-se em comer principalmente frutas, vegetais e carnes magras.

"Menos garfadas não vão ajudar você a perder peso se todas elas forem de doces", avisa ele.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quer perder peso neste período de festas? Tente contar garfadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias