Topo

"É apenas um ano e passa rápido", diz Miss Brasil 2010

Fábio Luís de Paula

Do UOL Tabloide<br>Em São Paulo

21/07/2011 15h00

No próximo sábado, 23 de julho, a capixaba Débora Lyra, 21, passa sua coroa a uma das 27 candidatas do Miss Brasil 2011 e se despede do título que carregou por um ano. Para as beldades que estão na disputa, Débora dá dica para que honrem a faixa e se dediquem bastante: "se doem pelo título e façam tudo de coração, mesmo que estejam cansadas, sejam simpáticas e carismáticas, pois é apenas um ano e passa rápido".

Ao referir-se à honra de representar o país, Débora se sente "com dever cumprido" e destaca o desafio de mostrar que é bem mais que só o rostinho (e corpinho) mais bonito do Brasil. "As pessoas se supreendem quando veem que  participo de projetos sociais, sou moderna, inteligente, madura e sempre estou bem informada em relação a acontecimentos políticos e internacionais."


Segundo a beldade, seu mandato como representante da beleza nacional não teve pontos negativos e agora vai correr atrás de outro sonho: trabalhar na TV. "Aprendi bastante e realmente não tenho nada do que reclamar. Ser miss é diferente do que pensamos e tem altos e baixos, como toda profissão. Agora vou fazer um curso de apresentadora e gostaria de trabalhar com moda, beleza e saúde, que é do que entendo bastante", destaca.

Se ela está triste? Claro! Débora diz já ter chorado bastante, mas agora está "tranquila". Quer mais detalhes? Confira abaixo a entrevista de Débora:

UOL Tabloide: Sua vida mudou depois do Miss Brasil?
Débora Lyra: Minha vida mudou bastante, não só na parte financeira, mas principalmente por tudo que eu aprendi. Eu cresci, amadureci, aprendi a dizer não e a dar mais valor às pessoas que nos amam de verdade pelo que somos, como a família e amigos. Eles gostam de mim por ser a Débora, não a Miss Brasil.

UOL Tabloide: O que é indispensável para ser eleita miss?
Débora: Para ser eleita miss, o mais importante é mostrar que você é mais que um rostinho bonito. Eu fiz e faço isso, e as pessoas se surpreendem ao ver que sou bastante comunicativa. Eu participo de projetos sociais, sou moderna, inteligente e madura. Sempre estou bem informada em relação a acontecimentos políticos e internacionais.

UOL Tabloide: Depois de um ano de reinado, qual você considera a qualidade essencial de uma miss?
Débora: Com certeza é o conteúdo, porque a beleza por si só não vale de nada, não se sustenta sozinha. A beleza é relativa, pois o que é bonito pra uma pessoa pode não ser pra outra. Alguns me acham baixinha e enxergam alguns outros defeitos que outros não veem. Então o segredo é ser sempre muito simpática e valorizar o conteúdo.

UOL Tabloide: Quais os pontos positivos da vida de uma miss?
Débora: Tive oportunidade de viajar bastante e conhecer Estados do Brasil, além de muitos países. Mas não foi essa distância da família e amigos que me fez valorizá-los, e sim a essência deles na minha vida. Comecei a trabalhar muito cedo, desde os 12 anos, com meu pai, e pude aprender valores essenciais com isso. Um deles foi que tanto nas horas boas como nas dificuldades, meus pais, amigos e meu atual namorado sempre  estiveram presentes.

UOL Tabloide: E os pontos negativos?
Débora: Eu realmente não tive nada de negativo durante esse ano de miss. Agora sei como é nos bastidores, e é diferente do que eu pensava. Não tem todo esse glamour que as pessoas imaginam e tem altos e baixos como toda profissão.

UOL Tabloide: Quais os seus planos a partir de agora?
Débora: Já estou inscrita num curso de apresentadora de TV, que é o que eu queria desde o começo. Gostaria de trabalhar em algum programa que lidasse com assuntos da minha área, como moda, beleza e saúde, que é do que eu entendo bastante.

UOL Tabloide: A despedida do título está muito difícil?
Débora: Sinto que meu dever foi cumprido e, mesmo que tenham alguns erros, dei o melhor de mim e estou bem satisfeita com o resultado. Estou triste, claro que vou sentir falta. Mas já chorei bastante e agora estou tranquila.

UOL Tabloide: Qual dica você dá para a Miss Brasil 2011?
Débora: Para que elas honrem a faixa e se dediquem bastante, ainda mais que o Miss Universo vai ser aqui este ano. Que se doem pelo título e façam tudo de coração, mesmo que estejam cansadas, sejam simpáticas e carismáticas, pois é apenas um ano e passa rápido.