Topo

Final do Miss Brasil 2012 acontece neste sábado em Fortaleza

Candidatas ao título de Miss Brasil 2012 desfilaram descalças e com vestidos de noiva no Ceará - Carol Gherardi/Divulgação
Candidatas ao título de Miss Brasil 2012 desfilaram descalças e com vestidos de noiva no Ceará Imagem: Carol Gherardi/Divulgação

Fabrício Calado

Do UOL, em Fortaleza

29/09/2012 06h00

Neste sábado (29) à noite o Brasil terá um novo rostinho bonito pra chamar de seu. A partir das 22h15, as representantes de 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal mostrarão sua cara e disposição na briga pelo título de Miss Brasil 2012. A campeã terá, além dos prêmios e da fama, a responsa de representar a bandeira verde e amarela no Miss Universo 2012, a ser realizado em 19 de dezembro em Las Vegas, nos EUA.

Tudo resumido assim, parece que foi simples, mas não. O caminho até a final do Miss Brasil 2012 é longo e tortuoso, e tem algumas controvérsias e mágoas pelo caminho. Ele começa em meados de julho, quando a gaúcha Priscila Machado ganhou a coroa de miss Brasil 2011. Pouco antes, uma polêmica sobre fotos suas seminua surgia. Quem divulgou as fotos não ficou claro, mas não fez diferença o auê: no fim das contas, o júri acatou o argumento de Priscila, de que a publicação das fotos não foi autorizada, e manteve o título com ela. Mais recentemente, neste ano, a campeã do Miss Rio de Janeiro, Rayanne Morais, foi alvo de bombardeio após ser coroada. Segundo seus críticos, ela não seria carioca da gema, o que comprometeria sua participação no concurso.

Para a apresentadora do concurso, Adriane Galisteu, não é coincidência as duas polêmicas surgirem sempre em véspera de final do Miss Brasil. Nem adianta alguma coisa, se a ideia é difamá-las. "Não sei quem divulga essas coisas, mas no fim acaba não tendo efeito algum. Quanto mais polêmica, mais as pessoas querem saber quem é [a candidata no centro da controvérsia]."

Fato é que, com ou sem bafafá, as 27 candidatas a Miss Brasil penaram para chegar até aqui. E neste sábado é a chance delas mostrarem pra que vieram, após vários dias de visitas a ONGs, passeios por praias, campos, parques e shopppings, almoços e jantares (con)corridos, fotografados e compartilhados. Pra 26 delas, a agenda pública de glamour acaba amanhã.

Como será a final

Pela primeira vez, uma final do Miss Brasil será realizada no Ceará. A 58ª edição do concurso será realizada no novo Centro de Convenção, um complexo na área nobre da capital, Fortaleza. Na plateia, estarão 2.000 pessoas, entre parentes, amigos e convidados das candidatas.

As 27 misses desfilarão em cinco trajes diferentes (típico, casual, biquíni, maiô e gala) perante um júri de notáveis, que inclui personalidades como o idealizador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e a jornalista de moda Maria Prata.

Para garantir que não farão feio, a organização do concurso pôs as bonitas pra ensaiar. E ensaiar, e ensaiar, e ensaiar. Foram mais de cinco horas diárias de ensaio, durante 17 dias, com coordenação dos coreógrafos americano Michael Schwandt --que já cuidou de preparar dançarinos profissionais em clipes dos músicos Katy Perry, Aerosmith e Lady Gaga, entre outros-- e da brasileira Paola Crosara, um dos segredos por trás do sucesso do quadro "Dança Gatinho", do apresentador Rodrigo Faro.

A apresentação do evento ficará a cargo de Adriane Galisteu e do ator Sérgio Marone. A parte musical fica com a "Beyoncé do Pará", Gaby Amarantos, famosa por seu hit "Ex-My Love", música-tema e fio-condutor da recém-acabada novela "Cheias de Charme", da TV Globo.

O figurino e a coreografia das moças são luxo puro. As roupas de gala buscam referências do universo dos contos de fadas, ideia do estilista mineiro Alexandre Dutra. Hora de ver tudo isso em funcionamento agora. A sorte está lançada. E que vença a mais bonita!