Topo

Após confusão com Miss Líbano, candidata de Israel diz que situação a entristece

Reprodução/Instagram/Doron Matalon
Imagem: Reprodução/Instagram/Doron Matalon

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 17h09

Uma ingênua selfie no Miss Universo 2014 causou uma saia-justa diplomática entre as representantes de Israel e Líbano.

A selfie em questão, que ainda tem as misses Japão e Eslovênia, causou furor entre os libaneses.

Doron Matalon, a isralense, postou a foto em seu Instagram no dia 11 de janeiro. Na foto, Saly Greige, a libanesa, aparece sorrindo e olhando diretamente para a câmera.

Diversos cidadãos libaneses ficaram nervosos quando viram a candidata que representa seu país ao lado da Miss Israel, sendo que os dois países estão, tecnicamente, em guerra e tem tido diversas batalhas militares na história.

Os dois lados têm estado em relativa paz desde 2006, mas a população do Líbano corre risco de prisão se viajar para Israel, por exemplo. Todos os produtos feitos em Israel são banidos no Líbano.

No sábado (17), a candidata libanesa tentou minimizar as críticas --e a possibilidade de ser expulsa do concurso-- ao postar em sua página no Facebook uma justificativa para a selfie.

"Desde o primeiro dia da minha chegada ao Miss Universo, fui muito cautelosa e evitei estar em qualquer foto ou me comunicar com a Miss Israel (que tentou diversas vezes tirar uma foto comigo). Estava tirando uma foto com a Miss Japão, Miss Eslovênia e, de repente, a Miss Israel pulou e tirou uma selfie e colocou nas redes sociais", explicou. "Isso foi o que acontece e espero total apoio no concurso de Miss Universo".

A israelense deu sua versão em um post em seu Instagram no domingo (18), ela não respondeu às alegações, mas sim disse que a situação a deixa triste. "Não me surpreende, mas me deixa triste. Muito mal que você não possa colocar a hostilidade de lado, apenas por três semanas de uma experiência de vida em que podemos conhecer garotas do mundo inteiro e também de países vizinhos", escreveu.

A final do Miss Universo 2014 (sim, 2014!) acontece no próximo domingo (25) em Miami, são 88 candidatas disputando o título. A vencedora receberá a coroa das mãos da venezuelana Gabriela Isler. A candidata brasileira é a cearense Melissa Gurgel. (Com NY Daily News)