Topo

Antigos egípcios já usavam gel para cabelo, diz estudo

Do UOL Notícias <br> Em São Paulo

30/08/2011 15h04

Se você considera a vaidade uma praga, talvez o Egito tenha algo a ver com isso. É que, segundo estudo divulgado recentemente no periódico "Journal of Archaeological Science", e relatado no site LiveScience, os antigos egípcios se preocupavam com seus cabelos já no ano 300 a.C.

Como naquele período a indústria de cosméticos ainda não havia criado os vendedores que iam de porta em porta, o jeito era improvisar. Os cabelos eram preservados sedosos para o além-vida com uma espécie de gel à base de gordura, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

Veja também

"A aparência pessoal era tão importante para os antigos egípcios que, em alguns casos, o processo de embalsamamento foi adaptado para preservar o estilo de cabelo", afirma o relatório. Para a pesquisa, foram analisados microscopicamente os cabelos de 18 múmias, sendo 15 de um cemitério deserto e três de procedência desconhecida, emprestadas de museus.

Em nove das múmias, os estudiosos identificaram algum tipo de substância que protegia o cabelo. Análises subsequentes revelaram tratar-se de ácidos graxos de vegetais e de origem animal.

Ou seja, pelo visto não era dos carecas que os deuses gostavam mais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Antigos egípcios já usavam gel para cabelo, diz estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Tabloide