Topo

Por que é tão importante ter emojis crespos, de casais interraciais ou cão guia?

Chegou uma nova leva de emojis para te representar - Emojipedia Sample Image Collection/Reprodução
Chegou uma nova leva de emojis para te representar Imagem: Emojipedia Sample Image Collection/Reprodução

Sarah Mervosh

16/02/2019 04h00

Casais interraciais. Um cão-guia para pessoas cegas. Uma pessoa usando uma cadeira de rodas.

Estes foram os novos emojis anunciados na semana passada pelo Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos que fornece padrões para texto na internet e supervisiona emojis. A lista, que inclui 59 novos emojis, além de variantes para um total de 230 opções, enfatiza a inclusão.

Em breve, as pessoas poderão criar um emoji "de duas mãos dadas" para refletir seu próprio relacionamento, selecionando a cor da pele e a identidade de gênero de cada indivíduo. Outras opções incluem emojis mostrando um aparelho auditivo, próteses de membros, língua de sinais, uma bengala ou uma cadeira de rodas.

Uma série de outros novos símbolos incluem uma lontra, uma preguiça, um waffle, falafel, um rosto bocejando, um coração branco, um sari e um polêmico maiô de uma peça.

Em um mundo onde as pessoas usam emojis para representar tudo, de casamentos a cocô, o anúncio naturalmente levou a muita discussão, com a imagem de uma gota de sangue se tornando uma nova maneira de falar sobre menstruação e um símbolo de um beliscão levando a piadas sobre uma certa parte do corpo masculino sendo muito, muito pequena.

Mas não espere já ver a última oferta de emojis no seu teclado. Isso provavelmente acontecerá no final deste ano. O Unicode Consortium define os padrões para compatibilidade de emoji, permitindo que os símbolos sejam traduzidos pela internet. Depois, empresas como a Apple e o Google têm de projetar os emojis e incorporar o código em seus sistemas operacionais, disse Greg Welch, membro do conselho da Unicode. Novos emojis geralmente chegam aos celulares em setembro ou outubro, disse a Unicode no anúncio.

Um representante da Apple apontou sua proposta para a Unicode criar emojis de acessibilidade, e disse que os novos emojis "promoveriam uma cultura diversificada que incluísse a deficiência" e ajudariam as pessoas a se expressarem, além de mostrar apoio a pessoas queridas. Um representante do Google disse que espera lançar os novos designs de emojis em breve.

A atualização mais recente continua a tendência para uma maior diversidade de emojis, que começou há alguns anos, quando uma série de tons de pele foi introduzida. Em 2017, o emoji de um hijab foi introduzido.

"Você vê as pessoas estão pedindo cabelos crespos ou um tom de pele e uma careca e um hijab", disse Jennifer 8. Lee atua no subcomitê de emoticons do Unicode e ajudou a fundar o Emojination, um esforço popular para tornar os emojis mais inclusivos.

Em muitos aspectos, é porque as pessoas estão tentando dizer a palavra 'eu'. Eles estão tentando se representar na emojilândia

Lee

Tinder, o app de namoro online, fez campanha para Unicode melhor representar os casais de diferentes raças e sexos na "linguagem universal da era digital". "O amor é universal", disse o Tinder em seu site. "E é hora de os casais inter-raciais serem representados em nossa linguagem universal."

"É enorme e histórico", disse Ken Tanabe, fundador do Loving Day, uma organização que incentiva as pessoas a celebrar o aniversário da decisão da Suprema Corte que legalizou o casamento inter-racial.

"Você está falando sobre casamentos e famílias iniciantes", disse ele, acrescentando que ouviu de pessoas que não conseguiam encontrar uma cobertura de bolo de casamento que refletisse seu relacionamento e optou por usar peças de xadrez em preto e branco.

"Parece que estamos fazendo parte da conversa ao ter um emoji lá", disse ele. "Fazemos parte da comunidade. Somos representados na parte mais pessoal de nossas vidas".

A Apple defendeu a adição de emojis para representar pessoas com deficiências. Em uma declaração, Howard A. Rosenblum, executivo-chefe da Associação Nacional dos Surdos, uma organização de direitos civis para surdos e deficientes auditivos nos Estados Unidos, disse que trabalhou com a Apple para ajudar a criar o emoji de surdos e esperava que isso ajudasse a "aumentar a conscientização em todo o mundo sobre a cultura surda e as muitas línguas de sinais que existem".

Um dos novos emojis, um cão-guia para pessoas cegas e deficientes visuais, oferece uma maneira divertida de as pessoas representarem sua identidade e honrarem seus cães em textos e emails, disse Becky Davidson, que trabalha na Guiding Eyes for the Blind, uma organização que fornece cães treinados para pessoas cegas ou deficientes visuais.

"Algumas pessoas podem achar que não querem que isso as defina. E essa é a escolha deles e eles não precisam usar os emojis", disse ela. "Mas eu acho que muitos de nós amamos nossos cães e adoramos mostrar nossos cachorros."

Os cães-guia são parte integrante da vida de muitas pessoas cegas, tanto que frequentemente assinam e-mails de "fulano e seu cachorro", disse Davidson.

Mas algumas pessoas preferem manter o nome de seu cachorro em sigilo, para que outras pessoas não digam o nome do cão e o distraiam do seu trabalho, disse Davidson. Usar uma imagem de cão-guia, ela disse, seria uma maneira de incluir o cão em conversas sem compartilhar detalhes.

Para Davidson, usar emojis é algo natural, ela disse, porque ela nasceu cega e não sabe como são algumas expressões faciais. Mas ela disse que poderia abrir uma exceção para usar um emoji de Lawson, seu labrador amarelo de 9 anos de idade.

"Eu acho que é uma ideia meio fofa", disse ela.