Topo

Tecnologia

"Delete o Facebook", diz fundador do WhatsApp

Carlos Moura/SCO/STF
2.jun.2017 - Brian Acton durante audiência pública que discute bloqueio judicial do aplicativo no Brasil Imagem: Carlos Moura/SCO/STF

Do UOL, em São Paulo

21/03/2018 10h11

Em meio ao escândalo do roubo de dados de mais de 50 milhões de dados de usuários do Facebook, um dos fundadores do WhatsApp deu um conselho para a galera: delete a rede social.

Curtiu a ideia? Veja como fazer para apagar (apagar mesmo) sua conta.

O recado foi dado por Brian Acton, que ajudou a fundar o serviço de mensagens junto a Jan Koum, em uma publicação curta e objetiva no Twitter.

VEJA TAMBÉM:

"Chegou a hora #deletefacebook", diz o tweet, publicado na noite de ontem (20).

O texto viralizou e, até o momento, já registrou mais de 6 mil republicações e mais de 12 mil likes.

A mensagem surge depois de um fim de semana conturbado para o Facebook. Um ex-funcionário contou como os dados dos usuários foram usados indevidamente pela empresa Cambridge Analytica para direcionar publicidade eleitoral. A campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos foi uma nas beneficiadas.

Se quiser entender melhor como dados do Facebook podem ser usados como arma política, clique aqui.

O mais curioso é que o WhatsApp pertence ao Facebook desde 2014. A empresa foi comprada pela rede social por algo em torno de US$ 16 bilhões. Logo, mesmo que indiretamente, Acton então chegou a trabalhar para o Facebook.

Talvez arrependido de suas práticas ou então querendo investir em algo novo, Acton anunciar que sairia do WhatsApp no final do ano passado para investir em sua organização sem fins lucrativos Signal. Uma de suas apostas é o desenvolvimento de tecnologias que tenham a privacidade e a criptografia como pontos fundamentais em seus usos.

Facebook está perdendo dinheiro

Dias depois do escândalo, o Facebook tenta de todas as formas reverter as denúncias. Investigações nos Estados Unidos e Reino Unido já começaram, inclusive.

VEJA TAMBÉM

Nesta terça-feira (20), a empresa havia registrado perda de quase 50 bilhões em seu valor de mercado.

Depois de tudo isso, caso queira deletar o seu perfil no Facebook, saiba que existem duas formas para você desabilitar o seu perfil.

Em uma das maneiras é possível recuperar sua conta depois caso queira. Na outra, isso não é possível. Veja passo a passo como fazer.

Como funciona a Cambridge Analytica

TV Folha

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais Tecnologia